Debea realiza segundo mutirão de castração para cães e gatos

Publicada em 03/06/2017 às 13:16

Logo cedo eles foram chegando, em coleiras e gaiolas para transporte, bem seguros, conduzidos pelos seus donos. Neste sábado (3) foi dia de mais uma castração para felinos e cães, realizada pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), desta vez na Emeb Geralda Berthola Facca – bairro do Jardim do Lago. Os procedimentos foram realizados das 9h ao meio-dia, com o restante do período da tarde para a espera do pós-cirúrgico.

Antonia e a filha Luana consideram a ação necessária e muito importante

Segundo a coordenadora do Departamento, Alessandra Benedetti Ferreira, a meta prevista neste II Mutirão de Castração é para o procedimento em 200 animais – o que inclui aproximadamente 80 gatos e 120 cães – com o envolvimento de 20 profissionais. “São atendidas durante esta segunda etapa as pessoas que já haviam solicitado a castração do animal por meio do 156 da Prefeitura de Jundiaí. Todos os donos foram notificados e orientados sobre os cuidados pré-operatórios, e na sequência como deverão proceder na volta para casa.” A coordenadora completou: “a receptividade e o interesse por parte dos proprietários dos animais é muito grande, temos fila de espera desde abril de 2016. A castração animal é uma decisão muito importante para se ter o controle populacional das espécies, mas principalmente para evitar doenças (no caso das fêmeas), os cuidados preventivos que garantem uma vida mais longa, com qualidade.”

LEIA TAMBÉM
Inscrições para seminário sobre Serra do Japi estão abertas

Vale ressaltar que o Debea já realizou este ano um mutirão em maio na Vila Alvorada, com 220 animais castrados e outros dois já estão programados para a realização: 17 de junho, no Parque Residencial Almerinda Chaves; e no dia 15 de julho, bairro Cidade Nova, completando a quarta edição de cirurgias neste semestre. Além dos mutirões que são programados para reduzir a fila de espera, o Departamento realiza três procedimentos durante a semana, seguindo a ordem de solicitações feitas pelo telefone 156.

Antonia Valduila e a filha Luana levaram a sapeca Safira, um cãozinho de 7 meses, os gatos Diego (4 meses) e Simba (também de 7 meses) para castração. “É muito importante e necessário, eles ficam menos agressivos, os gatos mais caseiros e saudáveis. O mutirão é uma iniciativa que merece o nosso apoio.”

Assessoria de Imprensa PMJ
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/03/debea-realiza-segundo-mutirao-de-castracao-para-caes-e-gatos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original