GMJ é referência para criação da Corporação em Caldas Novas

Publicada em 05/06/2017 às 18:38

A semana começa com mais visitas especiais na Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ): nesta segunda-feira (5), o inspetor Cláudio Ferigato, comandante da instituição, recebeu uma comitiva da cidade goiana de Caldas Novas, representada pelo seu prefeito Evandro Magal o secretário municipal de Controle Interno, Ernani Amaral, o superintendente de Trânsito, Leonardo Marinho, e o agente de trânsito Kener Felício.

Para conhecer o diferencial do trabalho realizado pela Guarda Municipal de Jundiaí, a alta tecnologia empregada, a operacionalidade e os resultados num contexto macro das apurações para se combater à violência e à criminalidade, garantindo dessa forma a segurança de toda comunidade, os visitantes acompanharam os procedimentos junto à Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, com estudos que estão sendo viabilizados para a ampliação do sistema; o Centro de Operações Táticas (COT), atuando diuturnamente em tempo real; e o Centro de Inteligência e Estatística (CIE), onde se concentram arquivos completos de dados, atualizados com informações do setor de OCR – reconhecimento óptico de caracteres dos veículos (irregulares, alterados ou clonados) que adentram na cidade pelos principais acessos.

LEIA TAMBÉM
Empresários do Nordeste conhecem a alta tecnologia de câmeras da GMJ

O prefeito Evandro Magal destacou que soube do trabalho realizado em Jundiaí por meio de referências da juíza criminal de Caldas Novas, a dra. Valeska da Silva Baruki. “Considero Jundiaí um exemplo a ser seguido, uma cidade que avança tendo à frente a determinação do prefeito Luiz Fernando Machado. A Guarda Municipal de Jundiaí é nossa referência por seu desempenho operacional, a especialização de seus profissionais. Nossa intenção é criar um cinturão de segurança no município de Caldas Novas, hoje com 105 anos de fundação, aproximadamente 150 mil habitantes, distante 700 km de Jundiaí.”

Comandante da GMJ entregou ao prefeito o compêndio com as legislações necessárias para a criação da nova instituição

O inspetor Ferigato ressaltou a importância da integração entre os municípios e também com as forças policiais. “Quando recebemos uma visita como essa do prefeito de Caldas Novas nos sentimos muito orgulhosos pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esta instituição. Atuamos em ações específicas e integradas com as demais forças policiais, o que nos possibilita diversificar a nossa área de atuação (segundo dados compilados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a SSP, os índices de criminalidade vem caindo significativamente em Jundiaí), o que nos permite estar cada vez mais próximos da população, é o nosso trabalho operacional aliado ao institucional.”

Durante o encontro, o comandante entregou ao prefeito o compêndio com as legislações para a criação da Guarda Municipal em Caldas Novas e a regulação de suas atividades, com o conteúdo que deverá ser adaptado à realidade do município. “Vamos copiar o modelo de Jundiaí que é sucesso, traz resultados bastante positivos, o que realmente justifica a referência no Brasil, motivo pelo qual nos trouxe até aqui. Inicialmente pensamos na criação da Corporação para depois iniciarmos o processo seletivo para a contratação dos agentes de segurança pública, e a estruturação de uma central de monitoramento de câmeras”, completou o prefeito Magal, com o superintendente de Trânsito reforçando que a Guarda Municipal de Jundiaí é considerada por Caldas Novas como a mãe das demais instituições, definitivamente um exemplo por sua seriedade e profissionalismo.

Ao término do encontro, o inspetor Ferigato orientou: “estamos à disposição para aumentarmos o círculo de amizades da Família Azul Marinho, inclusive com espaço aberto no que diz respeito ao trabalho didático e educacional realizado pela GMJ para muitos municípios do Estado de São Paulo e também do Brasil – sempre presentes em nossa Base – para a qualificação dos agentes de segurança pública de Caldas Novas por meio do Estágio de Qualificação Profissional que realizamos com as equipes: são centenas já formadas e especializadas”.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/05/gmj-e-referencia-para-criacao-da-corporacao-em-caldas-novas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original