Patrulheiros da Divisão Florestal participam de limpeza no Rio Jundiaí–Mirim

Publicada em 08/06/2017 às 18:24

Agentes de segurança pública que cuidam da Serra do Japi também dedicam o trabalho à preservação dos mananciais

Com o objetivo de promover a mobilização para celebrar de maneira mais ampla e efetiva a Semana do Meio Ambiente, a Guarda Municipal de Jundiaí – por meio da Divisão Florestal – participou com os seus patrulheiros da limpeza do Rio Jundiaí-Mirim, uma atividade com o intuito de difundir junto aos participantes, e divulgação para toda a comunidade, a importância da educação ambiental para as demais gerações.

A ação é direcionada especificamente para a preservação dos mananciais, numa iniciativa da empresa Jornada Sub, com o seu idealizador e diretor-técnico Alvanir Silveira de Oliveira, o Jornada, e Lilian M. Notomi, a “Lica”, que se dedicam à limpeza do Rio Jundiaí-Mirim seguindo a filosofia de preservação e conservação ambiental praticada pela Naui (National Association of Underwater Instructors), por meio do Programa Naui Green Diver Initiative – GDI (uma comunidade formada por profissionais dedicados a conservar e preservar o planeta, visando tornar as vias mais navegáveis, uma vez que um ambiente vibrante e limpo é vital para a sustentabilidade a longo prazo).

LEIA TAMBÉM
Ação no Parque Centenário encerra Semana do Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente: palestra discute tecnologia ‘blockchain’

Além de comemorar a importante data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992 – 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente -, os voluntários participaram de atividades práticas, literalmente “colocando a mão no rio”, ajudando a cuidar da saúde do principal manancial que abastece a cidade de Jundiaí.

Mergulhadores, empresas, instituições, muitas famílias são multiplicadores da ação que acontece há 17 anos

O evento faz parte do calendário oficial de eventos do município e conta com a participação de mergulhadores, empresas, instituições, muitas famílias, preocupados e comprometidos com a preservação do meio ambiente e o uso racional da água. A atividade consiste no recolhimento do lixo que fica no entorno do leito do Rio Jundiaí-Mirim, e ao longo das margens num trecho determinado, com o grupo de voluntários percorrendo o trajeto e também dentro d´água, utilizando-se de roupas para a proteção. O lixo foi recolhido em botes e encaminhado ao aterro sanitário de Jundiaí.

Vale ressaltar que a bacia do Rio Jundiaí-Mirim é a maior área fluvial da macrobacia do rio Jundiaí; reúne um grande número de riachos e córregos em uma área que inclui trechos nos municípios de Campo Limpo Paulista e Jarinu, percorrendo bairros como Ivoturucaia, Jardim Tarumã, Jundiaí-Mirim, bairro da Toca e do Pinheirinho, além de toda a região da represa do Parque da Cidade, passando pelos bairros Parque da Represa e Vila Hortolândia.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/08/patrulheiros-da-divisao-florestal-participam-de-limpeza-no-rio-jundiai-mirim/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original