Educadores municipais discutem Base Nacional Comum Curricular
Publicada em 09/06/2017 às 17:57 A terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi tema de encontro que reuniu, nesta sexta-feira (9), diretores e coordenadores de escolas municipais no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. A atividade integra a programação de formações desenvolvidas pela Unidade de Gestão de Educação.O BNCC estabelece os conteúdos essenciais e competências que as crianças e adolescentes deverão desenvolver na educação básica em todas as escolas do país. O documento foi finalizado pelo Ministério da Educação (MEC) e, desde abril, está em análise no Conselho Nacional de Educação (CNE).
LEIA TAMBÉM
Projeto ‘Agente vai à Escola’ orienta crianças no Jardim Esplanada
Mais de 16 mil pessoas participaram das ações do ‘Maio Amarelo’
Para apresentar a estrutura do texto e esclarecer dúvidas do Sistema Municipal de Ensino foi convidada Maria Tereza Perez Soares, pedagoga e diretora da Comunidade Educativa CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária). “A ideia é apresentar para os educadores de Jundiaí como foi construída a estrutura da BNCC, a que se refere em relação às formações inicial e continuada, o que traz sobre avaliação e sobre o material didático”, explicou.
De acordo com a formadora, o impacto com a sua implantação será grande, já que a BNCC busca garantir os direitos de aprendizagem de toda e qualquer criança, gerando equidade na medida em que todos aprenderão de maneira diferente, coisas semelhantes em qualquer lugar do país. “A dificuldade, contudo, é gerar condições para que os Estados e municípios possam formar seus profissionais, porque as formações inicial e continuada precisam estar atreladas ao documento”, concluiu.
Para a diretora de Formação da Unidade de Gestão de Educação, Claudete Pereira, o evento foi importante para auxiliar o Sistema na estruturação do currículo. Os munícipios terão dois anos, após a homologação pelo MEC, para detalhar em seus currículos como será abordada cada uma das metas do BNCC em sala de aula.
“Precisamos fazer a reflexão sobre o documento, que será obrigatório no país para estruturar o currículo. Nós estamos nos organizando e planejando as metas para ter uma educação de qualidade, e esse é um dos passos.”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original