Anjos da Guarda falam sobre a rotina de trabalho e promovem a cultura de paz

Publicada em 14/06/2017 às 17:38

Para ilustrar de maneira prática e próxima da realidade o conteúdo ministrado durante as aulas na escola – mais especificamente na disciplina de Química – a diretora do Centro Educacional SESI nº 179, Francislaine Mendes, solicitou junto à Guarda Municipal uma palestra abordando um assunto que desperta a curiosidade e o interesse: a ciência contra o crime, o trabalho de agentes de segurança pública no combate à violência.

Com a orientação da titular da disciplina, a professora Fernanda Borges, e a coordenadora pedagógica Shirley Liliane Costa Brito Coelho, os alunos do 2º ano A do Ensino Médio receberam na manhã desta quarta-feira (14), a GMF Amanda e o GM Freitas – integrantes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, que abordaram os temas específicos do eixo direcionado para a ciência contra o crime.

LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal participa das ações do Semi-Fundação Casa

Em agradecimento à presença da GMJ, alunos e professora fizeram o símbolo da paz, a pomba

A ação reafirma e consolida as propostas e o compromisso do prefeito Luiz Fernando Machado de garantir a segurança e o bem-estar da comunidade, aproximando-a cada vez mais dos agentes de segurança pública que passam por capacitação e atualização permanente por meio do Programa Educavi – Educação para a Não Violência, prontos para ministrar palestras preventivas direcionadas aos mais variados segmentos, orientando crianças, adolescentes e adultos. Busca a convivência harmônica em sociedade, preparando os futuros cidadãos por meio da cultura de paz para o respeito ao próximo.

Durante o encontro foi apresentado um vídeo institucional sobre a Corporação, destacando-se o sistema inteligente que se tornou referência pelos significativos resultados que alcança : a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – também conhecida como Olho Vivo, e o OCR – reconhecimento ótico de caracteres que facilita a abordagem, permitindo detectar veículos furtados, adulterados (doublés), também os envolvidos em atividades ilegais. O sistema instalado na GMJ encontra-se integrado com mais 15 cidades.

A GMF Amanda ressaltou que a Guarda Municipal de Jundiaí atua no patrulhamento escolar fundamentada nos princípios de polícia comunitária cidadã, mediadora de conflitos nas unidades educacionais. “Temos um olhar diferenciado para as situações que se apresentam; somos os olhos dos estudantes, conseguimos visualizar o que a comunidade não percebe. Educar as crianças é fator primordial para não ter que castigar os adultos no futuro, este é o nosso trabalho: a prevenção junto às causas da violência”.

Muito curioso e atento, o jovem estudante Giovanni Rossi, 16, elogiou a palestra. Morador no bairro do Retiro e torcedor do Palmeiras, Giovanni divide o seu tempo entre os estudos no Sesi no período da manhã e o curso de Eletromecânica à tarde no Senai de Campo Limpo Paulista.”É preciso aproveitar a vida com responsabilidade, aproveitar oportunidades como esta oferecida pela Guarda Municipal de Jundiaí de ampliarmos o nosso conhecimento”.

Assessoria de Imprensa da GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/14/anjos-da-guarda-falam-sobre-a-rotina-de-trabalho-e-promovem-a-cultura-de-paz/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original