Prefeito se manifesta a favor do credenciamento do Grendacc
Publicada em 19/06/2017 às 19:30Em reunião com a diretora-presidente do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), Verci Bútalo, nesta segunda-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado reforçou o apoio à instituição para garantir o credenciamento da UTI (Unidade de Tratamento de Terapia Intensiva) do Hospital Criança junto ao Ministério da Saúde.
“É uma mobilização que conta com irrestrito apoio da Prefeitura de Jundiaí”, disse o prefeito. Ainda de acordo com ele, a convocação do Ministério da Saúde é urgente para cumprir a sua parte no financiamento da saúde local. “Não é aceitável que, além da dívida com a saúde de Jundiaí, o Governo Federal dificulte a prestação dos serviços do Grendacc, que são feitos com máxima excelência”, afirmou. Atualmente, o SUS tem débito no valor de R$ 37,8 milhões com o município pelos serviços prestados.
LEIA TAMBÉM
Programa de diabetes de Jundiaí é referência
Para reforçar o posicionamento favorável à solicitação, durante a conversa, o prefeito também registrou o seu nome no abaixo-assinado que será encaminhado ao Governo Federal.
Ainda sobre o assunto, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) explicou, na semana passada, que o Plano Regional de Saúde – no qual está incluído o cadastramento do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) Pediátrico já foi aprovado em nível regional e estadual. No entanto, para que o Grendacc se torne a unidade responsável por todo o atendimento oncológico pediátrico do município, falta a publicação da portaria do Ministério da Saúde aprovando o plano para que sejam iniciados os repasses mensais a entidade.
A Prefeitura de Jundiaí tem se reunido com representantes do Ministério de Saúde com o objetivo de ressaltar a importância de aprovar com a máxima rapidez o plano regional de saúde, que garante a integralidade do paciente de oncologia.
O Hospital da Criança possui hoje cinco leitos de UTI e mais 11 de internação, além de um centro cirúrgico com sala cirúrgica e dois leitos pós-anestésicos. O custo mensal de funcionamento da UTI é de R$ 1, 5 milhão.
Também estiveram presentes à reunião o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e o gestor de apoio administrativo do Grendacc, Ricardo Nobrega.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original