Prefeito se manifesta a favor do credenciamento do Grendacc

Publicada em 19/06/2017 às 19:30

Prefeito formalizou apoio ao Grendacc na solicitação pelo credenciamento da UTI

Em reunião com a diretora-presidente do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), Verci Bútalo, nesta segunda-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado reforçou o apoio à instituição para garantir o credenciamento da UTI (Unidade de Tratamento de Terapia Intensiva) do Hospital Criança junto ao Ministério da Saúde.

“É uma mobilização que conta com irrestrito apoio da Prefeitura de Jundiaí”, disse o prefeito. Ainda de acordo com ele, a convocação do Ministério da Saúde é urgente para cumprir a sua parte no financiamento da saúde local. “Não é aceitável que, além da dívida com a saúde de Jundiaí, o Governo Federal dificulte a prestação dos serviços do Grendacc, que são feitos com máxima excelência”, afirmou. Atualmente, o SUS tem débito no valor de R$ 37,8 milhões com o município pelos serviços prestados.

LEIA TAMBÉM
Programa de diabetes de Jundiaí é referência

Para reforçar o posicionamento favorável à solicitação, durante a conversa, o prefeito também registrou o seu nome no abaixo-assinado que será encaminhado ao Governo Federal.

Ainda sobre o assunto, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) explicou, na semana passada, que o Plano Regional de Saúde – no qual está incluído o cadastramento do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) Pediátrico já foi aprovado em nível regional e estadual. No entanto, para que o Grendacc se torne a unidade responsável por todo o atendimento oncológico pediátrico do município, falta a publicação da portaria do Ministério da Saúde aprovando o plano para que sejam iniciados os repasses mensais a entidade.

A Prefeitura de Jundiaí tem se reunido com representantes do Ministério de Saúde com o objetivo de ressaltar a importância de aprovar com a máxima rapidez o plano regional de saúde, que garante a integralidade do paciente de oncologia.

O Hospital da Criança possui hoje cinco leitos de UTI e mais 11 de internação, além de um centro cirúrgico com sala cirúrgica e dois leitos pós-anestésicos. O custo mensal de funcionamento da UTI é de R$ 1, 5 milhão.

Também estiveram presentes à reunião o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e o gestor de apoio administrativo do Grendacc, Ricardo Nobrega.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/19/prefeito-se-manifesta-a-favor-do-credenciamento-do-grendacc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original