Cultura apresenta a programação dos ‘Festejos Juninos’
Publicada em 20/06/2017 às 15:05A Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto) será o palco dos ‘Festejos Juninos’ no Centro nesta sexta (23), das 17h às 22h; sábado (24), das 10h às 22h; sexta (30), das 17h às 22h; e, encerrando, no sábado (1º) de julho, também das 10h às 22h. Inúmeras opções gastronômicas e artesanais, além de brincadeiras, prometem uma combinação perfeita com os repertórios musicais ao som de violas caipiras, sertanejo e forró raiz, música regional e, claro, um festival de quadrilhas juninas.
“Trabalhamos a festa segundo as tradições de raiz nas diferentes regiões do país, principalmente norte e nordeste, sem trazer aos palcos novas tendências e ritmos musicais que as pessoas confundem como juninos, mas que nada têm a ver com as comemorações desta época do ano”, explica a gestora da Unidade de Cultura, Vasti Ferrari Marques. “Somente se mostrarmos a verdadeira natureza destes festejos é que evitaremos a perda da riqueza de nossa cultura”.
LEIA TAMBÉM
Polytheama tem dobradinha de ‘concertos jovens’
Banda São João Batista comemora 60 anos com concerto no Polytheama
No dia de estreia dos Festejos, haverá apresentações da dupla de viola Daniel Franciscão e Marina Ebbecke, e com o show “Junior da Violla Experience”, que se apresenta com artistas convidados a partir das 19h.
Já no sábado (24), as apresentações começam às 10h30, com o sertanejo raiz de Juliano Gaitero e Banda. Das 12h30 às 15h está marcado o Festival de Quadrilhas, com a participação de frequentadores do Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju) e de alguns complexos esportivos da cidade. Às 16h começa o Forró do Arraiá dos Amigos do Samba e, às 18h30, Karla Mantovani apresenta clássicos sertanejos até as 20h, encerrando a programação artística do dia. A festa, entretanto, continua até as 22h.
Na sexta-feira (30), o repertório musical dos festejos começa com o forró raiz do Trio Serelepe, a partir das 18h. A música regional tem também a sua vez: Acústico Musical Cantareira se apresenta a partir das 20h, agitando a noite.
No sábado, último dia de festa, Mário e Miguel dão início às apresentações do dia, com músicas de sertanejo raiz a partir das 10h30, e serão seguidos pelo Festival de Quadrilhas das 12h30 às 15h. O forró raiz chega aos Festejos às 16h, com a apresentação do Forró Di Fole, e será seguido do sertanejo raiz de Fernanda Bueno, cuja performance será das 18h30 às 20h, encerrando-se as comemorações juninas do ano no Centro novamente às 22h.
Guloseimas
Ainda segundo Vasti, a alimentação também foi pensada para refletir a tradição cultural do momento. Pasteis, churrasco no pão e espetinhos, milho verde, curau, pamonha, bolo e suco de milho, cachorro quente, salsichão, cuscuz, batata chips e pipoca, refrigerantes, água e chocolate quente serão as opções gastronômicas típicas dos Festejos. As barracas de alimentação ficaram sob a responsabilidade da comunidade de jovens da Catedral Nossa Senhora do Desterro, que irá reverter a arrecadação para a peregrinação ao Panamá em ocasião da Jornada Mundial da Juventude e do encontro com o Papa Francisco.
Diversão e artesanato
A diversão tipicamente junina vai ficar por conta do Fundo Social de Solidariedade (Funss), que irá levar à praça as barracas de brincadeiras da pesca, boca de palhaço, bola na lata e arremesso de argola. Os artistas do programa “Jundiaí feito à mão” também vão marcar presença nos festejos e oferecer o melhor do seu artesanato com onze barracas e produtos diversificados como patchwork, decoração, relógios, kits de cozinhas e banheiros, bijuterias, bonecas e acessórios para bebês e crianças.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
Baixe as fotos desta notícia na resolução original