Jundiaí amplia público para vacinação contra HPV

Publicada em 21/06/2017 às 18:59

A Unidade de Gestão e Promoção da Saúde (UGPS) adotou a orientação do Ministério da Saúde e, desde esta quarta-feira (21), ampliou a faixa etária de meninos para serem vacinados contra o HPV.

A partir de agora, meninos de 11 a 15 anos incompletos também farão parte, junto com as meninas, do público-alvo da vacinação contra o vírus. Antes, eles eram vacinados entre 12 e 13 anos. A definição da faixa etária da vacina HPV tem como objetivo proteger as crianças antes do contato com o vírus.

LEIA TAMBÉM
SAMU ganha reforço de mais duas ambulâncias

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. É importante levar a carteira de vacinação para o controle e até atualização das doses.

Para garantir a imunização, são duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Mantendo a vacinação em dia é possível garantir a eficácia em torno de 98%. Quanto mais postergar, mais chance de contato com o vírus e de diminuir a proteção.

O HPV é fator de risco para câncer do colo de útero, vulva, pênis, anus, boca e faringe. A vacinação dos meninos proporciona ainda, além da individual, proteção indireta para as meninas.

Neste ano, também passou a ser oferecida a meninas de até 14 anos. Ainda este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e Aids entre 9 e 26 anos.

A cobertura vacinal para meninas ainda é uma preocupação, já que cerca de 500 mil delas, de 14 anos, ainda não completaram as duas doses necessárias. Existem no país 6,8 milhões delas, entre os 9 e 15 anos, aptas a receber a vacina.

Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/21/jundiai-amplia-publico-para-vacinacao-contra-hpv/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original