Jovens do Caps são selecionados para Fórum de Saúde Mental

Publicada em 27/06/2017 às 17:45

Usuários do CapsIJ garantem lugar em Fórum de Saúde Mental

Marcelo Henrique Ribeiro Carvalho, Gabriel Araújo, Gabriela Motta Garcia e Karolayne Tenório Covas saíram de Jundiaí, nesta terça-feira (27), rumo a Florianópolis. Usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infanto Juvenil (IJ), estes quatros jovens foram selecionados para participar do 3º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental.

A presença de Jundiaí no evento foi possível depois que o projeto “Protagonismo do Cuidado” foi contemplado pelo Ministério da Saúde. Elaborado pelo coordenador da Saúde Mental da Unidade de Gestão de promoção da Saúde (UGPS), Alexandre Moreno Sandri e pela psicóloga do Caps IJ, Luciana Januária, o projeto foi um dos 15 trabalhos selecionados que serão apresentados durante o evento.

LEIA TAMBÉM
Fórum busca valorização dos agentes comunitários de saúde

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental, o fórum é considerado o evento mais importante dentro desta temática. “Além de discutirmos questões relativas a garantia e violações de direitos, atenção psicossocial e perspectivas de promoção de uma sociedade mais justa equitativa e mais humanizada, estamos dando voz aos jovens que são os pontos de referências deste debate”, explica a psicóloga.

Para Karolayne, a participação em fórum não é nenhuma novidade. Ela esteve em Brasília no ano passado e tenta descrever o que representa cada momento desta sua recuperação. “Estou no Caps IJ desde os 16 anos e sei exatamente como cheguei e como me sinto hoje. Participar deste evento é poder dizer à sociedade que eu também tenho o direito de ir e vir, apesar de ter passado por tratamento psiquiátrico”, declara.

Durante o evento, o projeto contemplado pelo Ministério da Saúde será apresentado pelos quatro usuários do Caps IJ por meio de uma roda de conversa. “Estamos muito felizes com esta participação porque representa outra forma de cuidado, acreditando no potencial e empoderamento dos usuários”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/27/jovens-do-caps-sao-selecionados-para-forum-de-saude-mental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original