Jundiaí é pioneira na campanha de vitiligo

Publicada em 27/06/2017 às 18:55

Marcelo Leci dos Santos se diz satisfeito e realizado, afinal está em tratamento há um ano

No 7º ano da Campanha de Vitiligo, o enfoque foi diferente, pois além de atender os possíveis portadores da doença, a Faculdade de Jundiaí (FMJ) reuniu mais de 100 pessoas em tratamento para conhecer produtos de tratamentos para a pele, além de aprender técnicas de maquiagem que podem esconder as manchas do rosto e do corpo. O evento ocorreu nesta terça-feira (27).

Segundo o dermatologista, coordenador da campanha e professor Paulo Cunha, nossa cidade é pioneira neste tipo de campanha. “Somos a primeira faculdade a abraçar a causa e iniciar uma campanha deste porte, envolvendo comunidade e promovendo o bem social”. O diretor da FMJ, Edmir Lourenço, também prestigiou o evento e enfatizou: “Estamos lutando contra a discriminação e contra o preconceito”.

LEIA TAMBÉM
Além de ambulâncias, SAMU deve receber outras melhorias

Entendendo a doença
O vitiligo não é contagioso. É caracterizado por manchas brancas lisas no corpo, que geralmente começam durante a infância ou na adolescência. Não se sabe a causa, mas provavelmente existe um componente genético. Um dos tratamentos para Vitiligo é a fototerapia. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí e a Secretaria Municipal de Saúde, hoje, no ambulatório são realizadas 600 sessões de fototerapia por mês.

Esta doença acomete de 2 a 3 % da população e é estigmatizada, ou seja, marca a pessoa e acaba com autoestima do doente. Com o motorista de ônibus, Marcelo Leci dos Santos, não foi diferente. Desde os 16 anos ele tem a doença e hoje, com 30 anos, se diz satisfeito, feliz e realizado, afinal está em tratamento há um ano.

“Não tinha esperança e não acreditava nos tratamentos. Depois de algumas sessões de fototerapia já consigo ver o resultado. Meu rosto era branco, meu braço era branco. Hoje está tudo pigmentado”, comemora.

Entusiasmado, ele explica que encontrou o tratamento na faculdade por meio da internet. “Este tratamento mudou a minha vida da água para o vinho. Tenho apenas algumas partes brancas pelo corpo”, comenta.

Assessoria de Imprensa – FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/27/jundiai-e-pioneira-na-campanha-de-vitiligo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original