Conselho e UGADS realizam reuniões ampliadas junto à população
Publicada em 29/06/2017 às 17:45A fim de promover uma discussão antecipada entre os conselheiros e técnicos da assistência junto à população previamente à realização da etapa municipal da Conferência de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social (CMAS) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveram na tarde desta quinta-feira (29) as reuniões ampliadas em oito localidades da cidade.
A autônoma Gislaine da Silva foi uma das participantes do encontro e escolheu o Clube 28 de Setembro, referente ao território Central, para se instruir sobre as discussões da Conferência. “Descobri recentemente o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) por meio de um amigo e me interessei pela conferência. É bom ver que as ações da Prefeitura estão voltadas para a população, para dialogar com ela”, comemora. “O conhecimento da população sobre a assistência social é bastante vago, assim como o meu. Poder falar sobre isso foi o que inspirou meu interesse em vir”.
Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, “estas reuniões visam esclarecer tecnicismos e academicismos da discussão sobre assistência social e ajudam-nos a encontrar as respostas. A assistência é uma ação que atividade que beira o heroísmo e seus pilares principais são o usuário e o funcionário atuante”.
“O encontro instrui a população para que ela participe efetivamente da discussão durante a Conferência”, explica a presidente do CMAS, Maria Aparecida Carlos. “Os oito locais abrangem os seis territórios dos Cras, somados a dois que representam o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência do Idoso (Criju), o Centro Pop e Família Acolhedora.
Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal será realizada nos dias 20 e 21 de julho, das 8h às 17h, na sala Elis Regina do Complexo Argos, e o tema em pauta é “Garantia dos Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Estão disponíveis 200 vagas para representantes da sociedade civil, governos, organizações e entidades, principalmente assistentes sociais, educadores, orientadores, além de estudantes. O prazo para inscrições é até 10 de julho.
Da programação dos encontros fazem parte palestras, debates e ponderações a respeito das deliberações da última conferência, em 2015. Posteriormente, os participantes irão se dividir em grupos de discussão de eixos temáticos e devem decidir pelas novas propostas a serem encaminhadas à etapa estadual da Conferência, em outubro, bem como eleger os candidatos representantes dos segmentos. Sucessivamente, de 5 a 8 de dezembro está marcada a etapa nacional da Conferência.
A etapa municipal terá a participação especial da cirurgiã-dentista e mestra Tânia Mara Garib, militante da política de assistência social e participante da organização direta da Conferência Nacional. As inscrições devem ser feitas online, mas os interessados podem obter mais informações pelos telefones 4522-0333 e 4497-0008.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original