Integração entre GMJ e CTs amplia ações para um cotidiano mais humanizado

Publicada em 05/07/2017 às 17:43

Durante o encontro, guardas municipais puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos Conselhos

Jundiaí reúne três unidades de Conselho Tutelar (CT1, CT2 e CT3), instaladas em regiões específicas para a sua atuação. A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) acompanha permanentemente o trabalho desses segmentos, visando promover um cotidiano mais humanizado, principalmente no que diz respeito à rotina diária nas unidades educacionais. Neste sentido, buscando ampliar as ações integradas atendendo as necessidades da comunidade para a orientação e encaminhamento de crianças e adolescentes, foi realizado um encontro na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha), para se discutir algumas ações e práticas integradas, considerando-se as atribuições dos profissionais que atuam junto aos Conselhos Tutelares (CTs).

Coordenado pelo subinspetor Paulo Henrique Munhoz – responsável pela Ronda Escolar – Anjos da Guarda no período matutino – o encontro teve a apresentação das conselheiras tutelares Jussania Rita Lamarca Escarpin e Vanesca Peromingo de Souza Ribeiro, abordando temas relacionados às suas atribuições e a importância da aproximação e integração cada vez mais efetiva com a Guarda Municipal de Jundiaí. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) teve destaque, inclusive colocando-se situações específicas no dia a dia, além da apresentação do mapa contendo as áreas de abrangência dos três Conselhos Tutelares.

LEIA TAMBÉM
‘Operação Inverno’ intensifica buscas e atendimento à população de rua

A conselheira Jussania propôs ao coordenador da Ronda Escolar que guardas municipais organizados em duplas possam visitar a unidade de referência da sua região de atuação.”Reforçamos a importância da parceria entre o trabalho da Guarda Municipal e os três Conselhos que atendem regiões com necessidades específicas, uma vez que a proposta em comum é atuar diante da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, fazendo valer também os seus deveres, resguardando a sua segurança”, frisou a conselheira.

Atuação
Fundamental na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, o Conselho Tutelar (CT) reúne profissionais que integram uma rede de extrema importância para o desenvolvimento pleno de uma sociedade: são eles que trabalham como intermediários entre os meninos e meninas em situações de vulnerabilidade e os órgãos do sistema de garantia dos direitos que vão realizar o devido atendimento, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/05/integracao-entre-gmj-e-cts-amplia-acoes-para-um-cotidiano-mais-humanizado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original