Cultura promove oficina de ballet com o renomado bailarino Arthur Sai

Publicada em 08/07/2017 às 16:51

De Jundiaí para a Eslováquia: Arthur Sai já pertenceu ao Corpo Estável de Dança de Jundiaí e até março era bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Uma oportunidade e tanto para os amantes da dança é a Primeira Oficina de Ballet Clássico que começou a ser realizada neste sábado (8), no Complexo Fepasa. Ministrada pelo premiado bailarino jundiaiense Arthur Sai, a oficina foi montada para o público infantil (6 a 11 anos, mesmo sem conhecimento prévio de dança) e acima de 12 anos (desde que já esteja em um estágio, no mínimo, intermediário de dança).

“A oficina das crianças tem um conceito totalmente diferente das aulas do público acima de 12 anos. Até os 11, trabalhamos uma abordagem mais lúdica, dando um enfoque maior para os valores humanos e a disciplina proporcionada pela dança, além de também resgatar a vivência de comunidade e a possibilidade de estar entre amigos, algo que perdemos em função do celular e outras tecnologias. Já para o grupo acima de 12 anos, trabalhamos conceitos, técnicas e exercícios mais avançados, por isso, é importante que os participantes estejam em um estágio a partir do intermediário”, explicou o bailarino, que no final de julho embarca para a cidade de Bratislava, na Eslováquia, onde será solista da companhia de dança Slovak National Theater.
Quando soube que Arthur Sai seria o professor da oficina, Rúbia Pomílio não pensou duas vezes em trazer a filha Rayane, de 11 anos. “O Arthur é super renomado e essas 12 horas de aulas com ele serão muito úteis para a minha filha, que tem aproveitado as férias para se dedicar totalmente aos treinos para participar do Festival de Joinville, que será no final deste mês”, contou Rúbia. “É uma grande honra ver minha filha nesta oficina com um bailarino tão talentoso como o Arthur”, derrete-se.

Rúbia levou a filha Rayane para participar das aulas com o objetivo de reforçar o treino para o Festival de Joinville

Carreira internacional
Esta não será a estreia de Arthur fora dos palcos brasileiros. Ele, que iniciou na dança aos 3 anos através da professora jundiaiense Cintia Ladeira e fez parte da primeira composição do Corpo Estável de Dança de Jundiaí, começou sua carreira internacional em 2012, quando integrou o corpo de baile do Jofrey Ballet, de Chicago, Estados Unidos. Em 2013, tornou-se bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e fez parte dessa companhia até março deste ano. “Em dezembro, fui promovido a bailarino solista a partir de janeiro deste ano, mas foi a mesma época em que começaram os atrasos nos pagamentos dos artistas e entramos em greve”, lamenta Arthur, contando um pouco do drama que tem recebido destaque da imprensa em nível nacional.

O que ele não fazia ideia era de que o destino estava apenas dando uma ajuda a ele. Em janeiro mesmo, Arthur recebeu um convite para fazer uma audição para integrar o corpo de baile eslovaco. “Fiz o teste e acharam que eu poderia fazer uma nova audição, mas desta vez, para bailarino solista. E deu certo”, conta, avisando que o contrato foi assinado recentemente e que está de malas prontas para enfrentar o frio acentuado que caracteriza o país. “Nos dias mais frios, chega a fazer 23 graus negativos. Não gosto tanto assim do frio, mas estou muito animado assim mesmo”, brinca.

Inscrições para a oficina
Ainda é possível participar da Oficina de Ballet Clássico com o professor Arthur Sai, mas é preciso fazer a inscrição diretamente na Casa da Cultura (Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Complexo Fepasa – ao lado do Poupatempo). É necessária a apresentação de cópias simples de documento de identidade e do comprovante de residência.

A oficina de crianças acontece neste domingo (9) e também no próximo final de semana (15 e 16), das 9h ao meio-dia. Já as aulas para alunos acima de 12 anos será realizada nas próximas duas semanas, de 10 a 14, e de 17 a 21 de julho, das 14h às 17h. Vale lembrar que a oficina é gratuita e que mais informações podem ser obtidas através do telefone 4522-4727.

Assessoria de Imprensa PMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/08/cultura-promove-oficina-de-ballet-com-o-renomado-bailarino-arthur-sai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original