Em visita do ministro, prefeito alinha programas sociais para Jundiaí

Publicada em 10/07/2017 às 18:51

Prefeito pediu atenção especial para encaminhamentos feitos ao Ministério

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu nesta segunda-feira (10) a visita do ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Gasparini Terra, e da secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho. Durante o encontro realizado no Paço Municipal, o chefe do Executivo tratou, juntamente com a Gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads), Nádia Taffarello Soares, de alinhamentos de programas sociais no município com a política nacional e frisou a necessidade de atenção especial para encaminhamentos feitos pelo ministério em favor de Jundiaí.

“Solicitamos propostas que melhorem a qualidade do serviço prestado à população e, por isso, requeremos a construção de um equipamento próprio para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central), a reforma e cobertura da quadra esportiva no Cras do Novo Horizonte e a aquisição de um micro-ônibus e três vans para a Proteção Básica”, apontou Luiz Fernando. “Sem contar que desde o início do governo temos preconizado o credenciamento do município ao programa federal ‘Criança Feliz’, um importante legado que queremos deixar às crianças da nossa cidade”.

LEIA TAMBÉM
UGADS apresenta projetos prioritários em reunião de plataformas

Osmar Terra enalteceu o empenho de Jundiaí e se comprometeu a atender as propostas. “Pedimos apenas que o município faça um elenco das prioridades e teremos o prazer em atendê-las. A Maria do Carmo, que tem uma ligação muito forte com Jundiaí, tendo aqui já morado, será de grande auxílio”, apontou o Ministro.

No encontro foram tratados alinhamentos de programas sociais no Município com a política nacional

A gestora da UGADS explicou a importância da aquisição dos veículos para a rede da Proteção Social Especial. “Estamos estruturando nossa rede de serviço na assistência. E Jundiaí já possui uma oferta ampla de equipamentos culturais, esportivos e educacionais, mas precisamos levar os assistidos para que frequentem esses espaços”, elucidou Nádia.

Elogiando o trabalho das Unidades de Gestão em plataformas, Maria do Carmo disse acreditar no alinhamento das políticas municipais com as diretrizes federais, principalmente na aplicação do Criança Feliz: “Acreditamos que Jundiaí desenvolverá com sucesso esse programa de grande importância em nosso Ministério”.

Programas no Município
O “Criança Feliz” é um programa federal e passa por estruturações no Município. Ele prevê que agentes visitadores frequentem as casas em que há gestantes e crianças de até 1000 dias de vida (ou até seis anos para crianças com deficiência ou em abrigos), período em que a criança desenvolve, segundo estudos neurocientíficos, suas habilidades de linguagem, motoras e socioemocionais, servindo de apoio e elo das famílias com a Unidade de Saúde Básica e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e promovendo o estímulo cognitivo da criança. As visitas são feitas no ambiente doméstico para fortalecer o apoio e o vínculo com as famílias, além de facilitar a identificação de eventuais problemas e carências.

Na Imprensa Oficial dessa sexta-feira (7), o Município fez o chamamento do supervisor do programa, que, uma vez nomeado, receberá treinamento pela secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O supervisor ficará responsável por visitadores, serão estagiários dos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Já os programas “Primeira Infância” e de Segurança Alimentar encontram-se em fase de montagem de equipes intersetoriais, responsável pelas elaborações de planos municipais, bem como, no segundo caso, da estruturação de um banco de alimentos e de uma política de valorização do agricultor da região.

Planos para o Futuro
Impressionado com as dimensões de Jundiaí, Osmar Terra esboçou interesse em trazer dois grandes simpósios para a cidade. “Jundiaí tem potencial para receber grandes pesquisadores de renome mundial para discutir dois assuntos que são importante: um deles é a Primeira Infância e o outro é o efeito do consumo de álcool e de drogas nos números da violência, que venho pesquisando há anos. Precisamos fazer uma discussão séria a respeito, com embasamento científico, e a cidade me surpreendeu a ponto de me parecer uma boa opção para hospedá-la”.

Estiveram também presentes à reunião a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, e os gestores das Unidades de Governo e Finanças e Educação, José Antonio Parimoschi; e da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/10/em-visita-do-ministro-prefeito-alinha-programas-sociais-para-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original