Programação cultural tem atrações neste final de semana
Publicada em 14/07/2017 às 18:24Como opção para o período de férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura convida os jundiaienses para visitar os equipamentos culturais da cidade e, para tanto, estende os horários de funcionamento dos espaços, oferecendo opções de lazer à população todos os finais de semana e feriados, das 9h às 16h.
A programação começa já nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, com a volta do Sexta no Centro, evento já conhecido entre as famílias da cidade por reunir atrações musicais, o artesanato dos artistas do Jundiaí feito à Mão e a gastronomia dos permissionários das feiras e varejões da cidade.
LEIA TAMBÉM
Coral Municipal abre inscrições para voluntários nesta segunda-feira (17)
Após revitalização, Solar do Barão já registra média de 900 visitas por dia
Como novidades, o evento será realizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como praça do Coreto, atrás da igreja Matriz, e passa a ter repertório musical temático, estreando em uma noite de MPB com o jundiaienses Rodolfo de Neguinho e Banda no Coreto e, na sequência, com o grupo paulistano João de Barro.
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
A professora universitária Isabel de Souza aproveitou as férias do filho João Cândido Viana, de 8 anos, para conferir a exposição “Lembranças”, do artista Rafael Murió. Frequentadores do espaço, mãe e filho observaram os 20 quadros que, em trajetória cronológica, contam as memórias do artista ao longo dos anos.
“É nítida a inspiração do autor pela própria vida e os símbolos de cada quadro provocaram em mim certa identificação”, transmite Isabel. “Achei muito interessante a técnica mista, o uso de colagens e a ideia de colocar dentro de potes cada uma das lembranças, numa tentativa de encapsular no tempo e proteger as vivências de um espaço maior e mais abrangente”.
Nos quadros os visitantes podem conferir brincadeiras de infância, doces, palhaços, coleções de figurinhas, desenhos e programas de TV, o milésimo gol do Pelé, as influências de ídolos como os Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones, Neil Armstrong, Ayrton Senna, Salvador Dalí, bob Marley e John Lennon, e de momentos históricos, como Woodstock, a construção de Brasília, a guerra do Vietnã, entre outros.
As visitações à exposição seguem abertas gratuitamente ao público até o domingo (30). O endereço da Pinacoteca é rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Além de “Lembranças”, o espaço traz também um acervo permanente e cinco quadros recém-restaurados, estátuas e instrumentos do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin.
Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani e Teatro Polytheama
“Entre rabiscos e finalizações”, com obras do artista Leo Dolfini, fica na Galeria de Arte até o dia 23 de julho. As cerca de 70 obras retratam estudos de anatomia, paisagens e traços de equilíbrio por meio de pinturas com carvão e a óleo, além de aquarelas.
Já o teatro tem agenda com atrações nesta sexta (14), sábado (15) e domingo (16). Confira a programação completa em http://cultura.jundiai.sp.gov.br/evento/teatro-polytheama/. O Teatro e a Galeria ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão)
Em menos de dois meses após a reabertura das exposições e dos jardins do Solar do Barão, o Museu Histórico e Cultural comemora a visitação diária de cerca de 900 pessoas, com picos aos fins de semana, quase atingindo as médias mensais registradas até 2016.
A reforma do espaço interno e a revitalização do plano paisagístico dos jardins foram custeados por uma parceria entre a Prefeitura e empresas, servidores e voluntários, gerando economia de R$ 80 mil aos cofres públicos.
Quem visitar o espaço pode conferir a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, e os telefones para contato são (11) 4521-6259 e 4586-8414.
Complexo Fepasa e Museu da Cia Paulista
Localizado no Complexo Fepasa, o Museu da Cia. Paulista traz um vasto acervo de mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes, imagens, livros e documentos que retratam a importância da ferrovia para a cidade. O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Dentre os serviços oferecidos no local estão o Poupatempo, a Guarda Municipal, a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec), o Cadastro Único, além da Unidade de Gestão de Cultura e serviços da unidade de Mobilidade e transporte.
A agenda cultural de Jundiaí pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original