Conscientização é foco para ampliar coleta de recicláveis

Publicada em 18/07/2017 às 16:52

Preservar o meio ambiente é uma das metas do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Nesse contexto está a ampliação da coleta de recicláveis em 2,5% pela Coleta Seletiva da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Para alcançar esse percentual, a conscientização é a ferramenta usada para reduzir o descarte irregular.

Separar material reciclável e disponibilizar nas datas corretas de coleta é fundamental para preservar o meio ambiente

O município gera por mês 10 mil toneladas de lixo domiciliar. Deste total, 34% do que é coletado nas lixeiras domésticas poderia ser reciclado. O desafio da UGISP é difundir a cultura da reciclagem entre a população. “Basta separar os materiais e disponibilizar nas datas corretas para as coletas específicas (orgânica, reciclável e Cata-treco). A atitude é simples. A conscientização vem sendo trabalhada desde o início do governo do prefeito Luiz Fernando, nas escolas, com crianças, pais e professores. A meta é ampliar o volume da Coleta Seletiva em 2,5% com o trabalho de educação ambiental”, comenta o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes.

LEIA TAMBÉM
No Geresol, resíduo da construção garante matéria-prima para obras

Atualmente, a Coleta Seletiva recolhe 1,2 mil toneladas de recicláveis por mês. Esse material é levado até o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), separado por tipo – plástico, metal, vidro e papel – e destinado para empresas especializadas no processamento e transformação em matéria-prima. “Quando o material reciclável é descartado no lixo comum, seu destino é o aterro sanitário. Isso aumenta o volume transportado, gera maior custo e prejudica o meio ambiente, já que são necessários dezenas de anos para a decomposição do plástico, do metal e do papel. A reciclagem gera economia e garante melhor qualidade de vida para a população”, alerta Moraes.

Além da Coleta Seletiva, que passa duas vezes por semana em cada bairro de Jundiaí, os Ecopontos também estão aptos a receber os recicláveis. Os endereços, os dias e os horários das coletas estão disponíveis no site do Prefeitura, no aplicativo Jundiaí e também pelo 156.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/18/conscientizacao-e-foco-para-ampliar-coleta-de-reciclaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original