Conferência de Assistência Social reúne 200 pessoas

Publicada em 19/07/2017 às 14:34

Etapa municipal da Conferência chega à 11ª edição e trata do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deram início nesta quinta-feira (20) à 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Complexo Argos. Entre os mais de 200 participantes, estiveram representantes da sociedade civil, governos, organizações e entidades, principalmente assistentes sociais, educadores, orientadores, além de estudantes.

Maria do Socorro de Souza, moradora do Jardim Tupi e frequentadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, representou usuários dos serviços de assistência inscritos para a Conferência e destacou o motivo de sua participação. “A Conferência é uma oportunidade de dar voz às periferias, para que também elas contribuam para o fortalecimento das políticas de assistência social. Nós sabemos o que queremos e sabemos dos nossos direitos. Fico feliz de poder participar e contribuir”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Crianças e jovens dos CRAS conhecem a Biblioteca Municipal

A importância da Conferência foi reforçada pela gestora da UGADS, Nádia Taffarello. “Esta é uma oportunidade para que a discussão não fique estéril, oriente a nossa atuação nos mais diversos terrenos da assistência social e permita o diálogo com a população para que, escutando-a, não tomemos decisões erradas”, disse.

A presidente do CMAS, Maria Aparecida Carlos, reforçou que, em relação a outras políticas públicas, como a saúde e a educação, a assistência social é muito jovem. “É imprescindível que o poder público dê a devida importância à assistência, abrindo esta oportunidade de diálogo, valorizando os envolvidos em seus trabalhos e fortalecendo também os laços com os usuários, a exemplo do que a Maria do Socorro representa para nós”.

Já a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant Carvalho, garantiu a parceria do governo federal. “A Secretaria quer apoiar Jundiaí e vê como um privilégio este espaço de participação, de proposições e recomendações. Vamos fazer desta cidade um lugar de excelência em políticas de assistência social, em que há coesão com a comunidade pela inclusão social”, externa Maria do Carmo.

Maria do Socorro, frequentadora do Cras do Tamoio, foi uma das 50 participantes da sociedade civil na Conferência

Como representante do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, apontou os avanços buscados pelo governo municipal. “Estamos elaborando o Plano Plurianual (PPA), que orienta os gastos da administração para o quadriênio 2018-2021, e a Conferência certamente trará subsídios importantes para trabalharmos no planejamento e na expansão de nossas políticas assistenciais”, reforçou.

Participaram também o vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, e diretoras da UGADS.

Programação
A programação da Conferência Municipal segue nesta quinta-feira (20), com trabalho em grupos por tema. Já nesta sexta-feira (21), a programação prossegue com apresentação, debates e supressão das prioridades do Município, Estado e União, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h a conclusão dos debates. Das 15h às 15h45 está marcada a escolha dos candidatos representantes da sociedade civil (nos segmentos Entidades, Trabalhadores do setor e Usuários), que concorrem à eleição de delegados na etapa estadual, marcada para outubro. Às 16h ocorre a apresentação das candidaturas e a eleição. O encerramento está previsto para as 17h.

Após a etapa estadual, de 5 a 8 de dezembro está marcada a etapa nacional da Conferência, que contará com a participação dos delegados eleitos na etapa estadual.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/19/conferencia-de-assistencia-social-reune-200-pessoas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original