‘Viagem Segura’ orienta motoristas sobre segurança no trânsito

Publicada em 23/07/2017 às 13:33

O frisador Jonas foi um dos primeiros a experimentar e classificou a iniciativa como ‘muito positiva’

Dezenas de motoristas que já passaram pelo Parque da Cidade neste domingo (23) receberam orientações sobre formas de prevenção de acidentes de trânsito e puderam participar de uma simulação de direção com o uso de equipamentos eletrônicos. A ação, promovida pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e intitulada “Viagem Segura”, é a primeira realizada a partir da assinatura do convênio de R$ 1,8 milhão com o Governo do Estado.

Um dos primeiros a participar, o frisador Jonas Henrique de Oliveira, 34 anos, elogiou a iniciativa. “Ações como essas são muito importantes porque nos ajuda entender um pouco mais sobre comportamento seguro no trânsito. Dirijo desde os 18 anos e, mesmo assim, consegui aprender um pouco mais hoje”, disse. Ele experimentou o “Rodovirtua”, que utiliza óculos de realidade virtual para vivenciar o ato de dirigir sob o efeito de álcool, e o simulador “Prosimulator”, utilizado nos Centros de Formação de Condutores no processo de aprendizagem dos futuros motoristas.

LEIA TAMBÉM
Na Festa dos Motoristas, prefeito destaca importância da prevenção de acidentes

Para o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, a ação contribui para os esforços da Unidade de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito em Jundiaí. “Aumentar a segurança para pedestres e motoristas é nossa prioridade. Desde o início do ano temos focado no trabalho de educação e conscientização da população, aliado a investimentos em sinalização de solo, implantação de semáforos e reorganização das operações com agentes”, destacou.

Presente na abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância do apoio recebido do Governo do Estado – o “Viagem Segura” é realizado em parceria com a Artesp – na promoção de ações que visam conscientizar motoristas e pedestres e, desta forma, aumentar a segurança para todos os envolvidos. “Com o trânsito mais seguro, nós vamos preservar vidas”, pontuou.

Prefeito Luiz Fernando Machado experimentou o óculos que simula efeito do álcool na direção

O convênio
O programa que será implantado a partir da assinatura do convênio com o Estado contempla a instalação de 18 lombofaixas, oito semáforos com botoeiras, melhorias na sinalização e instalação de corredores nas avenidas Frederico Ozanan, Prefeito Luiz Latorre e Imigrantes, conforme explicou o diretor do Departamento de Trânsito da UGMT, Wlamir Lopes da Costa. “Foram feitos estudos para identificar os pontos críticos da cidade, e as medidas são aplicadas nesses locais. A meta é reduzir em 15% o número de acidentes em Jundiaí no período de um ano”, acrescentou.

As atividades continuam até às 16h deste domingo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/23/viagem-segura-orienta-motoristas-sobre-seguranca-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original