Saúde lembra importância do exame rápido para hepatites virais

Publicada em 28/07/2017 às 18:38

Testes rápidos devem ser adotados como forma segura de prevenção

A hepatite é uma doença silenciosa que ocasiona inflamação no fígado e pode ser provocada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A enfermidade pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção. Nesta sexta-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais (B e C), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) reforçaram a importância do exame rápido.

A gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, reforça que as hepatites são doenças assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. “Quando o paciente chega para o atendimento com sinais suspeitos, a patologia pode estar em avançada. As hepatites virais não têm cura, mas possuem tratamento que garantem ao paciente qualidade de vida”, lembra.

LEIA TAMBÉM
Semana do Bebê começa na segunda (31) com extensa programação
Clima seco exige cuidados com doenças respiratórias

A hepatite B é o tipo mais comum. A cura é possível em 90% dos casos, sem a necessidade de medicamentos. O contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue, com o compartilhamento de objetos perfurocortantes. Também é passada da mãe para o filho durante a gravidez.

A hepatite B tem vacina disponível no calendário. São três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira, seis meses após a primeira. Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para esse tipo.

Lurdes lembra que o CTA oferece um serviço contínuo que inclui a capacitação junto aos servidores da Atenção Básica de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o objetivo de sensibilizar os funcionários para que levem o discurso da prevenção para os diferentes equipamentos de saúde.

O CTA atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e as coletas e exames das 7h às 12h. O Centro de Testagem e Acolhimento está na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/28/saude-lembra-importancia-do-exame-rapido-para-hepatites-virais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original