Jovens da ACDC participam da primeira aula da Oficina TVTEC

Publicada em 18/08/2017 às 17:30

Em um misto de ansiedade e alegria, jovens da ACDC (Associação Cristã em Defesa da Criança) participaram na tarde desta sexta-feira (18) da primeira aula da Oficina TVTEC de Produção Audiovisual, na sede da instituição, no bairro Morada das Vinhas.

Com o objetivo de proporcionar acesso à cultura, à informação e ao universo do audiovisual para jovens em vulnerabilidade social, a oficina conta com 28 alunos divididos em grupos – chamados aqui de produtoras – e com atividades específicas a cada um: jornalista, cinegrafista ou produtor. Ao todo são 14 aulas.

Daniel Henrique Xavier de Oliveira, 13 anos, já pensa em ser jornalista

“Poucas vezes vi esses jovens tão empolgados”, comemora o coordenador técnico da ACDC, Fernando Rodrigo de Barros. “Oficinas como essa, antes, não eram possíveis porque não tínhamos a ferramenta, ou seja, os equipamentos”, explica. “Quando ficamos sabendo que vocês [a Rede TVTEC] iam oferecer essa oportunidade, agarramos com as duas mãos.”

Entre esses jovens está Daniel Henrique Xavier de Oliveira, 13 anos, que já pensa em ser jornalista. No dia da inauguração da Rede TVTEC, no dia 9 de agosto, Daniel teve a oportunidade de ir a campo e entrevistar autoridades e convidados do evento, no Complexo Argos. “Eu soube aproveitar o momento, foi muito bom”, declara o garoto, que se considera desinibido. “Na igreja que frequento, tenho que falar em público e isso ajuda bastante na hora de fazer entrevistas”.

A estudante Giovana Moreira de Lima tem 16 anos e frequenta a ACDC desde os 12. Ela também fez entrevistas com convidados no lançamento da TVTEC e diz que se identificou com o trabalho. “O que eu preciso agora é perder um pouco a vergonha.”

Responsável pelo projeto Oficina TVTEC, Renato Janczur Klovrza apresentou aos alunos o vídeo editado, com suas entrevistas, feito no mesmo dia 9. Os jovens não esconderam a alegria. Após a exibição, o professor mostrou os erros e os acertos de cada um. “Esse vídeo já foi um importante aprendizado e a partir de agora a ideia é começar a mostrar para eles as diferentes técnicas de produção.”

A Oficina TVTEC de Produção Audiovisual é uma parceria da Rede TVTEC com a Unidade de Gestão de Cultura, o Ateliê Casarão e a produtora Legatum Filmes. Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas no portal da TVTEC.

A Rede TVTEC é a primeira escola pública-municipal do país de tecnologias digitais, produção audiovisual e televisão.

Assessoria de Imprensa – TVTEC


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/18/jovens-da-acdc-participam-da-primeira-aula-da-oficina-tvtec/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original