Prefeito entrega Plano Plurianual à Câmara dos Vereadores

Publicada em 31/08/2017 às 18:52

O documento foi construído tendo como base o compromisso desta gestão de entregar serviços dignos à população

Na tarde desta quinta-feira (31), o prefeito Luiz Fernando Machado entregou o Plano Plurianual 2018-2021 à Câmara dos Vereadores, que tem até a última sessão do ano para colocar a proposta em votação. O documento, que contém o planejamento do governo para os próximos quatro anos, foi construído tendo como base o compromisso desta gestão de entregar serviços dignos à população. O chefe do Executivo estava acompanhado do gestor José Antonio Parimoschi e de membros da equipe da Unidade de Governo e Finanças (UGGF).

Na ocasião, o prefeito ressaltou que a Administração vive atualmente um momento de resgate de sua sustentabilidade financeira, dado o comprometimento de suas finanças levado adiante pela gestão passada. “Herdamos um Orçamento que previa crescimento da arrecadação, algo muito improvável de ocorrer em momentos de crise. Inclusive, os números mostram que nos últimos anos a relação das despesas de custeio versus arrecadação se deteriorou, com aumento de custos e queda na Receita Corrente Líquida”, pontuou.

LEIA TAMBÉM
Empresa Roca anuncia planos de ampliar fábrica em Jundiaí

Luiz Fernando aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho de toda a equipe da UGGF na elaboração do Plano e destacou a participação de integrantes do Vetor Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que atua em todo o País em projetos que visam melhorar a gestão pública. “Temos um grupo muito competente e plural que foi aprovado em um longo processo seletivo para trabalhar na Prefeitura. Isso é uma prova de nosso compromisso com a eficiência da gestão”, afirmou o prefeito.

O gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, ressaltou que a atual Administração voltou a planejar Jundiaí para alcançar o objetivo de melhoria dos serviços, sem, no entanto, prometer ações que não serão concretizadas em função do estrangulamento da capacidade de investimento herdado no início do ano. “Vamos buscar recursos externos para aumentar a nossa capacidade de implementar projetos que reflitam positivamente para a população, especialmente a que mais precisa dos serviços públicos”, disse.

Participação
O processo de elaboração do PPA 2018-2021 começou em abril. Desde então, foram realizadas oficinas preparatórias e de imersão, com a utilização de metodologias diferenciadas que proporcionaram um processo de escuta ativa da sociedade e de construção de cenários, contando com grupos focais representando a população jundiaiense, oficinas de trabalho com os gestores municipais, oficinas especiais direcionadas a áreas específicas de atuação do poder público, além de encontros pontuais com os servidores da cada órgão envolvidos no processo.

Ao todo, foram realizados mais de 40 encontros com diferentes metodologias empregadas e que proporcionaram a escuta de mais de 530 pessoas que puderam contribuir para a construção do modelo empregado na elaboração do PPA e que serviram para a Administração focar melhor a construção dos programas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/31/prefeito-entrega-plano-plurianual-a-camara-dos-vereadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original