Vacinação antirrábica está na reta final

Publicada em 31/08/2017 às 12:35

Vacina contra raiva é disponibilizada gratuitamente em postos móveis e fixos, até dia 6

Os donos de cães e gatos têm até o próximo dia 6 para imunizar seus ‘pets’ pela campanha de vacinação antirrábica. O calendário de vacinação está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí e em cartazes fixados pela cidade. A orientação para quem não conseguiu imunizar o animal durante a passagem dos técnicos pelo bairro é para que levem os animais até a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), onde as doses permanecem disponíveis durante todo o ano.

Segundo o veterinário da Zoonoses, Luis Gustavo Grijota Nascimento, dos 157 postos de vacinação estabelecidos para o ano, 84 já foram realizados. “Por conta da chuva registrada no primeiro final de semana, os bairros Anhangabaú, Centro, Vila Hortolândia, Vila Lacerda, Jardim Bonfiglioli, Jardim Esplanada, Vianelo, Vila Progresso, Agapeama, Vila Rami, Jardim do Lago, Jardim Estádio e Vila Cristo tiveram resultado prejudicado. Esses proprietários devem comparecer à Zoonoses, para que o animal de estimação receba gratuitamente a dose antirrábica”, detalha. A UVZ está localizada na rua dos Bandeirantes, 375, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Até dia 6, as equipes seguem o atendimento definido pelo calendário, com postos móveis e fixos.

Luis Gustavo destacou, ainda, que alguns cuidados são importantes para o correto transporte dos animais. “A recomendação é que sejam levados por adultos. No caso dos cachorros, preferencialmente em coleira e guia e para os gatos em fronhas ou saco de estopa. Não são fornecidas vacinas para aplicação em casa”, pontuou.

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra febre amarela terá horário especial para imunização

Desde a década de 1980, a cidade não registra casos de raiva em animal doméstico. No entanto, morcegos positivos para doença foram identificados em 2015. “As pessoas precisam imunizar os animais por conta do risco. Estamos em uma área endêmica e, caso um morcego doente entre em contato com um cão ou gato, transmitirá a doença para o animal, que por consequência, poderá transmitir para as pessoas. Vale lembrar que a doença é fatal”, alerta.

A meta é vacinar 46 mil animais (sendo 41 mil cães e 5 mil gatos) ao longo da campanha, que segue até o dia 6 de setembro. “Este número representa 80% da população de cães e gatos e é um índice que consideramos adequado”, destacou. Neste sábado, a vacinação segue até as 16h30 em 157 postos (93 fixos e 4 volantes) disponibilizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/31/vacinacao-antirrabica-esta-na-reta-final/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original