Alunos dão ‘aula’ sobre alimentação saudável e reciclagem

Publicada em 06/09/2017 às 18:57

Na horta escolar: aprendizado sobre alimentação saudável

Um grupo de alunos da Emeb Deodato Janski, no Jardim Tarumã, detalhou para o prefeito Luiz Fernando Machado, sobre a importância da coleta e destinação correta de materiais recicláveis, além do quanto os hábitos alimentares saudáveis podem melhorar a qualidade de vida. O chefe do Executivo, acompanhado de gestores municipais, representantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e diretores de escolas, visitou a unidade escolar, nesta quarta-feira (6).

A escola é uma das participantes do projeto de “Prevenção à obesidade infantil”, desenvolvido pelas Unidades de Gestão de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Promoção da Saúde, Agronegócio, Abastecimento e Turismo, em parceria com a FMJ e a Escola Superior de Educação Física (Esef) de Jundiaí. Além disso, desde 2016, desenvolve atividade de coleta de materiais recicláveis, junto à comunidade do bairro. Somente neste ano, foram coletados mais de 4,5 mil litros de óleo, 8,3 mil quilos de plástico e 900 quilos de alumínio. Recentemente, a escola ficou em segundo lugar na campanha nacional “Limpando Minha Casa”, realizada pela empresa TerraCycle, líder global na solução de materiais de difícil reciclabilidade, após enviar para reciclagem 10.911 esponjas de uso doméstico.

LEIA TAMBÉM
Educação divulga cronograma de matrículas para 2018

“Fizemos questão de trazer o time da Prefeitura para aprender. O trabalho desenvolvido na escola é uma referência. O que era tido como lixo está se transformando em oportunidade. Isso é um exemplo de como a comunidade faz a diferença. Queremos levar adiante essa ideia e atingir toda a cidade. Recebemos, semanalmente, muitas empresas que querem apoiar iniciativas como essa”, disse o prefeito, ao conhecer detalhes do projeto “Aprendendo a Reciclar.”

Para o gestor da Unidade de Educação, José Antonio Parimoschi, a visita, além de mostrar o quanto a atual gestão valoriza o engajamento dos alunos, o comprometimento da equipe escolar e o fato da escola estar aberta à população, mostra uma mudança de paradigmas. “O governo não quer ficar só no gabinete, fazendo os planos. Estamos indo para onde os planos acontecem. Aqui, temos duas grandes iniciativas.”

Satisfação
Maria Eduarda Andrade, de 10 anos, ficou radiante com a presença do prefeito Luiz Fernando na Emeb e com a oportunidade de mostrar o quanto já aprendeu. “Eu não esperava que ele viesse aqui e isso foi muito importante para todos nós. É legal saber que estamos fazendo algo em prol de todos. Na minha casa, hoje, pensamos no meio ambiente e temos outros hábitos alimentares.”

A diretora da Emeb Deodato Janski, Renata Cayres, ficou igualmente satisfeita. “Esse reconhecimento é muito valioso. Da mesma forma que estamos ajudando a mudar a realidade do bairro em que a escola está, queremos contribuir para mudar a cidade.”

O grupo de alunos que acompanhou o prefeito foi convidado a retribuir a visita no Paço Municipal e iniciar uma conversa com servidores e colaboradores sobre reciclagem. Eles também devem ir à FMJ trocar conhecimentos com os futuros médicos.

Atualmente, a Emeb tem 500 alunos matriculados no Ensino Fundamental.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/06/alunos-dao-aula-sobre-alimentacao-saudavel-e-reciclagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original