Educavi realiza parcerias e intensifica a capacitação de seus integrantes
Publicada em 12/09/2017 às 12:14 Referência pelo trabalho socioeducativo que realiza há 67 anos, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) retornou este ano o Programa Educação para a Não Violência (Educavi), com foco na dinamização de suas ações, para atender a demanda crescente dos mais variados segmentos da comunidade, que buscam conhecer as palestras realizadas pela equipe de agentes de segurança, para a promoção da cultura de paz.Com o acompanhamento da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), a proposta conta com a parceria dos profissionais da Unidade de Gestão de Educação (UGE), desde o retorno do Programa às suas atividades em março. Paralelamente são realizadas atividades complementares junto a demais instituições parceiras visando o aperfeiçoamento dos integrantes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, preparados e selecionados para atuar no Educavi. Sendo assim, desde o dia 31 de agosto até o próximo dia 15 de setembro, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, realiza um trabalho com grupo de agentes de segurança municipal de Jundiaí, com o intuito de oferecer informações e orientação sobre a problemática das drogas para a comunidade escolar e demais instituições que atuem preferencialmente com adolescentes.
LEIA TAMBÉM
GGIM e Conseg Jundiaí Leste intensificam os trabalhos nos bairros
Durante os encontros na Corporação paulista, com a supervisão do inspetor Eduardo Condarim (superintendente de Planejamento), e Carlos Roberto de Sousa (Classe Distinta), que coordena o Programa Grupo de Educação e Prevenção às Drogas – Projeto Luz (Gepad), e Carlos Roberto de Sousa (Classe Distinta), idealizador do Programa Criança Sob Nossa Guarda, integrantes do Educavi conhecem as propostas que reforçam o conteúdo lúdico já desenvolvido em Jundiaí. As atividades fazem parte da prática de policiamento preventivo comunitário que visa aproximar a instituição da comunidade, principalmente a infanto-juvenil, na perspectiva de ruptura do papel socialmente construído da autoridade policial como agente opressor, que busca estreitar o relacionamento de respeito e confiança entre crianças e agentes de segurança municipal.
“É importante reforçar que nos qualificamos permanentemente para que possamos contribuir na transformação de crianças, jovens e adultos para que eles se tornem agentes multiplicadores, buscando a aproximação e convivência harmônica, o respeito ao próximo. Conhecer e participar de trabalhos em parceria – aqui especificamente graças à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – fortalece as ações primárias que visam a prevenção no que diz respeito à violência e criminalidade”, ressaltou o GM Cláudio de Souza, responsável pela coordenação do Programa Educavi.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos. A saúde do planeta – tanto dos seres humanos como da natureza – deve ser cuidada, de maneira a jamais violentar a vida. O Programa Educavi da Guarda Municipal de Jundiaí encontra-se empenhado para que a cultura da paz seja estabelecida, preparando pessoas e equipes que possam atuar na comunidade, nas mais diversas áreas, a fim de educar para a paz.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Divulgação
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original