Aglomeração Urbana de Jundiaí aprova Câmara Especial de Saúde

Publicada em 13/09/2017 às 16:08

Temas ligados às áreas de saúde e segurança formaram a pauta da 25ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí, do qual o prefeito Luiz Fernando Machado é o atual presidente. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (13), no Paço Municipal, e, entre os assuntos, tratou sobre a proposta da Câmara Especial de Saúde, que foi aprovada.

A ideia é criar um grupo técnico para discutir estratégias de saúde para toda a região e buscar recursos em conjunto para implementação de medidas que possam melhorar a qualidade do serviço prestado. Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a criação da Câmara é o melhor caminho para fortalecer os esforços da AUJ de aprimorar o atendimento em saúde. “A possibilidade de interligar as iniciativas locais e criar um esforço regional com certeza é algo que trará resultados positivos para a população, especialmente quem mais precisa do SUS”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Avançar Cidades deve investir na mobilidade urbana da AUJ

Luiz Fernando: “A possibilidade de interligar as iniciativas locais e criar um esforço regional com certeza é algo que trará resultados positivos para a população”

O gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, ressaltou que Jundiaí tem dois grandes hospitais que atendem moradores de toda a região – 40% dos pacientes são de outras cidades – e destacou que o Município paga 75% do custeio. “O objetivo com a criação da Câmara é fazer uma gestão inteligente dos recursos disponíveis. Há amparo legal, por exemplo, para que os municípios criem um consórcio e disponibilizem recursos de seus fundos de Saúde para ser utilizados em ações com alcance regional”, destacou Parimoschi.

Participaram do encontro representantes das sete cidades que compõem a AUJ, o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Sérgio Turra Sobrane, e o subsecretário do Estado de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, além de outras autoridades.

Índices da segurança
Na abertura da reunião, o secretário apresentou as estatísticas sobre a criminalidade nas cidades da AUJ, que estão disponíveis no site da SSP, e destacou que o Governo do Estado tem intensificado os investimentos no Sistema Detecta, programa de monitoramento inteligente por meio de câmeras de vigilância existente na capital. “O governo tem interesse em expandir o sistema para outros municípios e seria interessante realizar estudos técnicos para verificar se há compatibilidade para integrar as câmeras dos municípios da AUJ ao Detecta”, comentou.

Ao final da reunião, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) apresentou um breve resumo do estágio em que se encontra a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da AUJ. O PDUI pode ser acessado por meio do site www.pdui.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/13/auj-aprova-camara-especial-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original