Discussão sobre Plano de Bairro e Rota Turística atrai interesse da população

Publicada em 13/09/2017 às 16:38

O espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caxambu onde aconteceu, na terça-feira (12), a primeira reunião para discutir o Plano de Bairro e Rota Turística ficou lotado de moradores interessados em conhecer o projeto, que tem como objetivo potencializar o desenvolvimento da região por meio do fomento a atividades de interesse turístico que gerem, de forma sustentável, oportunidades de novos negócios, empregos e renda.

Primeira reunião sobre Rota turística atraiu o interesse de muitos moradores do Caxambu

Na ocasião, os participantes puderam apresentar pontos relevantes de necessidades do bairro que precisam ser adequados para que o projeto, quando implantado, atenda o seu objetivo. “O principal tema abordado foi com relação ao sistema de mobilidade do bairro que, sabemos, pede um investimento das diferentes instâncias governamentais. Hoje, o Caxambu se tornou uma via de passagem, especialmente aos finais de semana”, explica o presidente da Associação dos Moradores do Bairro (SAB), Raphael Maso.

LEIA TAMBÉM
Caxambu começa a discutir Plano de Bairro e Rota Turística

Com o desafio de preservar os mananciais, valorizar a história do bairro, fixar os proprietários das áreas rurais, estabelecer condições para legalizar empreendimentos turísticos e ampliar o tempo do turista na região, o projeto foi bem recebido pelos moradores. “Estamos surpresos porque, pela primeira vez, a discussão está envolvendo a comunidade. A equipe da prefeitura tem o conhecimento técnico, mas nós conhecemos o cotidiano do bairro”, elogia a moradora Isabel Moraes.

Promovida pelas Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Agronegócio, Abastecimento e Turismo; e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; a reunião resultou na contribuição efetiva de quem dos moradores. “O amadurecimento deste projeto, que ainda está sendo discutido, depende das propostas e sugestões apresentadas segundo os anseios da comunidade”, ressalta o assessor especial de Cooperação Internacional, Carmelo Paoletti Neto.

De acordo com o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello, o Caxambu tem uma atividade turística aos finais de semana que chega a atrair 9 mil pessoas. “Embora a administração pública tenha criado condições para abrigar esta demanda, o projeto objetiva a contenção da ocupação desordenada e a diminuição dos possíveis impactos negativos”, conclui.

A próxima reunião está marcada para o dia 19 de setembro, no mesmo local e horário. Os demais encontros vão ocorrer nos seguintes locais: Roseira, Vale Azul, Vera Cruz, Jundiaí-Mirim e Ivoturucaia.

Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/13/discussao-sobre-plano-de-bairro-e-rota-turistica-atrai-interesse-da-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original