Em formatura, Prefeito elogia resultados do Programa ‘Formare’

Publicada em 19/09/2017 às 18:49

Luiz Fernando para os jovens: “Vocês são do tamanho do seus sonhos”

Na tarde desta terça-feira (19), vinte jovens se formaram no curso de Assistente de Produção e Eletromecânica pelo Programa Formare da Siemens Fundação Brasil, em cerimônia no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O prefeito Luiz Fernando Machado esteve presente à formatura e exaltou a importância do programa. “Jundiaí é a 7ª economia do Estado, a 21ª economia do país, a 8% cidade mais segura do país, segundo o atlas da violência, e o seu maior capital continua sendo o cidadão”, destaca o prefeito. “O programa demonstra como a Siemens se importa com os nossos cidadãos e como forma seus profissionais pensando no sucesso deles. Isso nos faz mais felizes e ainda mais comprometidos em trabalhar por esta cidade”, afirma.

Jadyany de Souza, de 18 anos, foi uma das formandas e destacou o valor da oportunidade, principalmente pelo fato de ter concorrido com cerca de 400 inscritos. Com ela, estava Emílio Mesa, coordenador de sistemas de Gestão Integrada e Desenvolvimento e educador voluntário, que avalia a importância da inclusão social através do emprego e do conhecimento. “É muito gratificante ver a inserção dos alunos no mercado, perceber que eles aprendem, além da prática e da teoria, um pouco da cultura empresarial e podem, ao final do processo, passar a integrá-la fazendo um estágio ou, até mesmo, sendo contratados”, comemora Emílio.

LEIA TAMBÉM
Empresa instalada em Jundiaí tem planos de expansão para 2018

O Formare tem a proposta de desenvolvimento de potencialidades e é um programa de aprendizagem profissional voltado para jovens entre 16 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social que estejam cursando ou recentemente formados no Ensino Médio. Em sua quinta edição, é uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho e conta com o apoio de mais de 150 voluntários da empresa, que lecionam as aulas teóricas e de prática profissional para os alunos.

Em sua quinta edição, programa é uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho

O presidente e CEO da Siemens Brasil, Paulo Ricardo Stark, enalteceu o efeito positivo que o programa teve na empresa. “Imaginávamos o impacto positivo que ele teria nos alunos, nas famílias e na sociedade, mas não podíamos mensurar os resultados dentro da empresa, como o engajamento dos voluntários e o relacionamento interpessoal de nossos colaboradores”.

Parte dos jovens que passam pela seleção do Formare são indicados pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, apontando os referenciados pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) para o processo. Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, a importância do Formare está em sua proposta: “Pude observar que estes jovens não foram formados apenas como profissionais, mas como cidadãos”.

O curso de Assistente de Produção e Eletromecânica foi iniciado em 2016 e teve duração de dez meses. Para o ano de 2017, o curso aplicado pelo programa em desenvolvimento tem foco em Administração. As inscrições para a nova turma têm previsão para abertura em maio de 2018.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/19/em-formatura-prefeito-elogia-resultados-do-programa-formare/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original