Jundiaí faz primeira colheita de uvas finas viníferas

Publicada em 19/09/2017 às 18:23

Alunos participaram de todo o processo, desde a colheita até o desengaçamento da uva

Nesta terça-feira (19), alunos do curso de Agropecuária da Etec Benedito Storani realizaram a primeira colheita de inverno de uvas finas para produção de vinho, que foram plantadas na própria escola. É a primeira vez que uvas finas viníferas são produzidas em Jundiaí.

De acordo com o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, a colheita de hoje é uma prova de que é possível produzir uvas finas no Município. “Foram colhidas uvas com brix (quantidade de açúcar) de nível 24, um índice excelente obtido, por exemplo, na Argentina e no Chile. Fomentar a produção desse tipo de uva é uma das metas da Unidade. Estamos trabalhando para gerar interesse entre os agricultores de atuar nesse segmento e esse resultado é muito relevante”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Com foco na qualidade de vida, Saúde no Campo auxilia trabalhadores rurais

Os alunos participaram de todo o processo. Depois de colherem as uvas nas parreiras, eles fizeram o desengaçamento (separar o bago dos cachos) e, nesse processo, também foi feita a seleção dos grãos, tudo sob supervisão do professor do curso de enologia da Etec, Adilson Amato. “Agora será feita a fermentação do vinho por cinco dias e então faremos a separação do líquido transformado em álcool. Com o brix obtido o vinho produzido deverá um índice de 14,4% de álcool natural, o que é excelente”, afirmou.

Ainda segundo o professor, foram plantadas uvas finas das variedades Malbec, Cabernet Franc e Syrah. Os vinhos que começaram a ser produzidos hoje deverão estar prontos para o consumo em cerca de um ano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/19/jundiai-faz-primeira-colheita-de-uvas-finas-viniferas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original