Jundiaí tem um motivo a mais para comemorar o Dia do Teatro
Publicada em 19/09/2017 às 17:30Jundiaí tem um motivo a mais para comemorar nesta terça-feira (19) o Dia Nacional do Teatro: a Cia. de Teatro de Jundiaí. Isso coloca a cidade, ao lado de Salvador, na seleta dupla de únicos municípios a manterem companhias estáveis de teatro em seus cenários culturais.
A Cia. de Teatro de Jundiaí foi criada em 2010 e seu elenco, atualmente em sua quarta formação e composto por seis atores, é selecionado a partir de edital de chamamento público na Imprensa Oficial e por comissão especial de julgamento. Os atores contratados passam por um período de ensaio e de composição personagens e, em seguida, atuam junto à companhia, num período total de cerca de dois anos.
LEIA TAMBÉM
Projeto Guri convida instrumentista Léa Freire para concerto gratuito no Polytheama
Para a gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, a estabilidade que a companhia dá ao cenário cultural da cidade é um privilégio e tem resultados no leque de possibilidades culturais para a população. “Isso reflete o entendimento do Governo de que a arte é importante para a cidade. O que pudemos ver durante o 1º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) foi uma mostra de como o teatro é uma percepção transformadora, de como a sua linguagem é democrática e abre as nossas janelas para outros universos, fazendo enxergar e ouvir a nossa vida cotidiana em outras situações diversas.”
Com a direção de Ângelo Brandini, a companhia está em cartaz na temporada 2017 com a peça “Comédia Sem Título”, com base na obra de Martins Pena, e com a leitura dramática de “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. Outro sucesso da companhia foi a interpretação de “O senhor Dodói”, inspirado em “O doente imaginário”, de Molière, que, durante as temporadas 2014 e 2015, contou com cerca de 150 apresentações.
Além de se apresentar no Teatro Polytheama, nas escolas da rede municipal de ensino, nos centros comunitários e nas casas de idosos, a companhia passou a integrar seus espetáculos também ao programa “Laboratorium”. Atendendo às propostas de descentralização da oferta cultural e de intersetorialidade pela plataforma de Educação e Cultura, os educadores da rede de ensino podem cumprir as horas de estudo do contraturno escolar na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, assistindo à apresentação de “Comédia sem Título”, geralmente às quartas-feiras. Espetáculo é seguido de um bate-papo entre os educadores e os atores da companhia.
Apresentações
Paralelo às apresentações semanais na Sala Jundiaí como parte do programa Laboratorium, em setembro, a Cia. de Teatro se apresenta nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Espaço Cidadania, que fica na avenida Ipiranga, 151, Centro, Várzea Paulista, e nesta sexta-feira (22), às 14h30, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), que fica na rua Benedito Sergio de Oliveira, 220, Parque Continental, Jundiaí.
No dia 15 de outubro, às 17h, pelo programa Matinê no Poly, a Cia. de Teatro apresentará com a Orquestra Municipal de Jundiaí o musical infantil “A Princesa e o Sapo”, com entrada franca.
As agendas de apresentações da Cia. de Teatro e de todas as atrações culturais em Jundiaí podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original