Atividades além da Semana do Idoso

Publicada em 20/09/2017 às 18:17

Começa na quinta-feira (21) a Semana do Idoso com atividades realizadas em vários equipamentos públicos direcionadas para a terceira idade. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs) serão realizadas palestras, rodas de conversa, ginástica e outras atividades. Mas a oferta de iniciativas direcionadas para a terceira idade não se restringem a esta semana. Os equipamentos da Plataforma de Saúde e Qualidade de Vida, que engloba a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), oferecem opções de atividades com foco na prevenção e na promoção da saúde para pessoas acima de 60 anos durante todo o ano.

“O serviço das UBSs não é direcionado apenas para cuidar de doenças. O mais importante é prevenir que as pessoas adoeçam. As atividades complementares para idoso em grupos, terapias e encontros ocorrem durante o ano inteiro. Basta ao munícipe procurar a sua UBS e conhecer as ações realizadas. A Semana do Idoso é uma amostra do que é realizado”, comenta o gestor da UGPS, Vagner Vilela. Entre as atividades disponíveis nas UBSs estão arteterapia, lian gong, oficinas e grupos de discussão contra diabetes, hipertensão, obesidade e depressão.

LEIA TAMBÉM
Arte como terapia muda rotina de usuários da UBS Esplanada

Atividades ocupacionais em CECEs e UBSs promovem a saúde e previnem doenças


Os benefícios gerados pela prática de atividades físicas são inquestionáveis segundo o gestor da UGEL, Luiz Trientini. “O esporte é uma ferramenta de preservação para a saúde, já que interfere não só na questão física, quanto na social, pois, esses grupos realizam atividades em conjunto como café da manhã, confraternizações, festas, bailes e viagens, além de viagens, para aqueles que participam do TIME Jundiaí pelos Jogos Regionais do Idoso”, salienta.

Segundo estimativa da UGEL, existem 4 mil pessoas da terceira idade que realizam alguma atividade esportiva nos CECEs da cidade. Para participar das atividades, os idosos devem procurar um centro esportivo próximo da residência e conhecer o que é oferecido no local. Há grupos de taekwondo, ginástica, atletismo, natação, damas, dominó, bocha entre outras.

Semana do Idoso
Cada equipamento público da plataforma tem a sua programação específica, que pode ser visualizada nos próprios locais. No CECE Avelino Macedo, ao lado da UBS Esplanada, serão realizadas estações com orientação sobre vários temas, educador físico, nutricionista e assistente social, quinta-feira (21) das 8h30 às 10h.

Na UBS Vila Comercial acontecerá, sexta-feira (22), café da manhã de prosa com a equipe multidisciplinar (médica, técnica em enfermagem, enfermeira, fisioterapeuta do Núcleo de Assistência da Saúde da Família -NASF e alunos da FMJ), na praça ao lado da UBS, a partir das 8h30.

Já a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Esperança realiza, na sexta-feira (29) às 14h, bingo seguido por Baile da Primavera.

Os idosos do bairro Eloy Chaves, na segunda-feira (25) às 9h, poderão participar de palestra com o médico Marcelo Romano sobre a memória na terceira idade. Ainda durante a semana serão realizadas outras ações como visita ao Parque da Cidade, oficinas e encerramento com baile.

Caminhada será a ação de abertura da Semana do Idoso na UBS Jardim Tulipas, na segunda-feira (25), às 8h, no Parque Botânico do bairro.

No Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), no Parque Continental, na terça-feira (26), a partir das 14h, será realizado Baile da Primavera.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/20/atividades-alem-da-semana-do-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original