Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Prefeitura inicia capacitação de visitadores do ‘Criança Feliz’

Publicada em 20/09/2017 às 18:38

Proposta do treinamento é integrar a equipe pelo atendimento de qualidade e intersetorial

Os dez estagiários de Psicologia e Pedagogia que serão os visitadores do programa federal Criança Feliz em na cidade participaram, nesta quarta-feira (20), de uma oficina de criação de brinquedos a partir de itens recicláveis no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), no Parque Continental. Oficina vem ao encontro da proposta do programa, que é a criação de espaços lúdicos nos equipamentos da rede de assistência social e de saúde na cidade, e na ocasião aprenderam como construir mesas, cadeiras e instrumentos musicais a partir de garrafas Pet e outros materiais.

O Criança Feliz é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social que acompanha o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação até três anos para famílias que recebam o Bolsa Família, ou até os seis anos para crianças com deficiência recebedoras do Benefício da Prestação Continuada ou crianças afastadas do convívio familiar por medida de proteção.

LEIA TAMBÉM
Cadastro Único alerta para usuários do Benefício de Prestação Continuada

Como foco no desenvolvimento cognitivo, a atuação do programa é feita em três eixos: intersetorialidade, visitação domiciliar e capacitação continuada dos supervisores e visitadores. Em Jundiaí, onde já está em vigor o programa estadual São Paulo pela Primeiríssima Infância, cujas propostas na mesma linha, a implantação do Criança Feliz tem seguido o mesmo alinhamento, assim como em outros mais de 200 municípios do Estado.

Em Jundiaí, as ações de ambos os programas contam com a articulação das Unidades de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Educação (UGE).

Capacitação
A capacitação dos visitadores começou nessa segunda-feira (18) e já contemplou a legislação específica, o panorama do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a proposta do Criança Feliz. Nesta quinta-feira (21), os visitadores irão conhecer os Centros de Referência de Assistência Social do Tamoio, São Camilo e Vista Alegre.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/20/prefeitura-inicia-capacitacao-de-visitadores-do-crianca-feliz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original