Plataforma de Desenvolvimento Sustentável conhece metodologia BIM

Publicada em 21/09/2017 às 17:59

Representantes das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) tiveram, nesta quinta-feira (21), a oportunidade de conhecer a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem de Informação da Construção.

Apresentada pelo gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, o BIM é um conjunto de processos e tecnologias baseadas em objetos 3D que, integrados, geram uma metodologia aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia de edificação ou instalação, até o desenvolvimento do projeto, construção, uso, operação e manutenção. “A tecnologia BIM tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos”.

LEIA TAMBÉM
Fiscalização de terrenos irregulares é reforçada

Apresentação de metodologia BIM envolveu toda a plataforma de Desenvolvimento Sustentável

Presente na reunião, o gestor da UGISP, Adilson Rosa, entende que a implementação do BIM, enquanto sistema de gestão, deve ser adotado como política para contratação de obras e serviços pelo poder público, o que acarretará ganhos em agilidade, transparência e economia. “Implantar um projeto dentro desta modelagem representa um avanço para todo. Este é o maior legado que devemos deixar para a cidade”.

Os projetos em BIM permitem a divulgação dos pormenores envolvidos na construção, mas também depende do envolvimento dos órgãos de planejamento, execução e fiscalização. “Neste sentido, será necessária a criação de um núcleo para que todas as unidades possam se organizar internamente”, defende o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello.

Acima de tudo, os projetos em BIM trazem como benefícios a antecipação de grande parte dos problemas de execução, propiciando o acompanhamento eficaz dos custos e do cronograma das obras, além de facilitar a gestão e operação das edificações, o que reduz custos, otimiza processos e aumenta o desempenho global. “Para um primeiro encontro acredito que tivemos uma boa aceitação, tendo em vista os desafios que teremos pela frente, mas com a proposta de um plano preliminar de implantação do BIM”, conclui Silvestre.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/21/plataforma-de-desenvolvimento-sustentavel-conhece-metodologia-bim/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original