População aprova Conexão Cultural nos terminais

Publicada em 23/09/2017 às 14:01

Helena Pulga elogia a iniciativa e a arte dos grafiteiros

Moradora da Vila Cristo, dona Helena Pulga de Campos, 69 anos, foi surpreendida, na manhã deste sábado (23), ao sair do Terminal do Eloy Chaves com o colorido da arte urbana que mais de 40 grafiteiros, profissionais e amadores, puderam expressar no muro de cerca de 70 metros localizados em frente ao terminal.

“Acho fantástica esta ideia de permitir que estes jovens possam mostrar a sua arte, enquanto muitos estão pelas ruas praticando vandalismo”, elogia. A ação de grafitagem está sendo chamada de “Sopa de Letras” e faz parte do Projeto Conexão, uma iniciativa em conjunto das Unidades de Gestão de Cultura e Mobilidade e Transporte, que começou no sábado passado (16), quando a grafitagem aconteceu dentro do terminal.

Pai de Murilo, um dos grafiteiros envolvidos na ação, seu Genílson Marques Gama não conseguia esconder o orgulho de saber que a grafitagem de seu filho ficará imortalizada e aberta para todos que passarem pelo local. “É muito bom saber que o poder público não apenas está abrindo espaço para estes artistas urbanos, como cria oportunidade para que possam mostrar os seus trabalhos”, ressalta.

LEIA TAMBÉM
Conexão Cultural inicia ações no terminal Eloy Chaves

“Esta ação mostra que a integração entre as plataformas resulta na aprovação da população que espera do poder público o cuidado com os equipamentos públicos, para que cada cidadão possa se apropriar do que é seu e evitar que atos de vandalismo voltem a acontecer”, reforça a diretora do Departamento de Transporte Público da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.

O diretor de Cultura, Marcelo Peroni adianta que o Projeto Conexão Cultural envolve outras frentes, como a ocupação de espaços dentro dos terminais. “Nossa proposta é levar diferentes manifestações culturais para os usuários do transporte coletivo”, conta. A gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, reforça que o Conexão Cultural é mais uma iniciativa de descentralização da arte para espaços onde existe grande circulação de pessoas. ”Queremos mostrar para a população um terminal cheio de arte”, finaliza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/23/populacao-aprova-conexao-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original