Defesa Civil forma seu núcleo no Jardim das Tulipas

Publicada em 25/09/2017 às 11:38

A Coordenadoria de Defesa Civil de Jundiaí reuniu, no domingo (24), cerca de 30 moradores do Jardim das Tulipas, dentre os quais 13 decidiram por fazer parte de seu núcleo, denominado Nudec – Núcleo de Defesa Civil. A reunião ocorreu na Escola Estadual Professora Maria de Almeida Schledorn e contou com a participação de representantes do Poder Legislativo e do Corpo de Bombeiros.

Este é o primeiro de uma série de núcleos que a Defesa Civil pretende formar na cidade. No início, somente as áreas de risco de desastres naturais é que estão contempladas. O próximo Nudec será formado no Jardim Santa Gertrudes, precedendo o do Jardim Novo Horizonte. A programação para os bairros Jardim Sorocabana, Jardim Fepasa, Jardim Tamoio e Jardim São Camilo também já está sendo estudada.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil oferece serviço de apoio nas ocorrências de queimadas

A próxima reunião do Nudec Tulipas está marcada para às 9h do próximo domingo (1)

De acordo com o coronel-PM Mauro Minoro Takara, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, trata-se de ação preconizada pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e que trará resultados bastante positivos. “Os Nudecs são núcleos comunitários de Defesa Civil que têm por objetivo o desenvolvimento de um processo de orientação permanente para a prevenção ou minimização das consequências dos desastres”, explicou o coronel.

Para a moradora Roseli Rodrigues Marques, esta iniciativa da Prefeitura de Jundiaí é fundamental para a qualidade de vida no bairro. “Apesar de morar na parte alta do bairro, vou fazer parte do núcleo, sim. Quero contribuir o quanto puder, já que vejo como fundamental esta iniciativa de preparar as pessoas para, principalmente, se prevenirem das consequências que um desastre natural pode trazer”, disse Roseli.

O morador Pedro Cera também decidiu por participar do núcleo e, de imediato, até ofereceu seus recursos, se necessários. “Achei excelente este trabalho apresentado aqui. Tudo vale a partir de quando começa. E vejo que tudo começa hoje”, disse Cera. “Não sei se o núcleo vai precisar ou não de algum recurso nosso. Mas, de minha parte, se precisar, tenho duas caminhonetes que poderão ajudar”, completou o morador.

Liderança do bairro, Tiago Leandro se mostrou bastante ativo para a formação do Nudec Tulipas. Dentre suas ações, ele fez divulgação da reunião por envio de convites via redes sociais. “O Nudec é uma excelente oportunidade que estamos recebendo da Defesa Civil, uma vez que será por ele que os moradores estarão cada vez mais unidos em busca dos benefícios e proteção que necessitam”, disse o líder.

Inscritos
O número de inscritos na primeira reunião ainda pode aumentar. A cada reunião será levantada a espontaneidade para o voluntariado, ocasião em que outros moradores ainda poderão decidir pela participação nos trabalhos do núcleo.

Inscreveram-se na primeira reunião Adão Doriano de Oliveira Santos, Pedro Cera, Joaquim Borsato, Helena Roszik, Cícero Antonio da Silva, Benedito Braz Paião, Roberto Rozik, Tiago Leandro, Roseli Rodrigues Marques, Dalvo Faustino dos Santos, Carlos Alexandre de Godoy, Camila de Oliveira Macedo e Adriano da Silva Santos.

Primeiros Socorros
A próxima reunião do Nudec Tulipas está marcada para às 9h do próximo domingo (1), na mesma escola estadual do bairro, quando será ministrado, por integrantes do Corpo de Bombeiros, o treinamento de primeiros socorros, com ênfase em acidentes domésticos. Todos os moradores podem participar.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/25/defesa-civil-forma-seu-nucleo-no-jardim-das-tulipas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original