Prevenção ao câncer de mama deve acontecer o ano inteiro
Publicada em 27/09/2017 às 18:34A partir do dia 1 de Outubro será iniciada a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A doença, quando detectada precocemente, tem 88% de chances de cura. Apesar de a porcentagem positiva, existe a resistência entre as mulheres em realizar a mamografia, principal exame para a detecção de alteração nos órgãos.
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), no entanto, registrou sobra de 570 vagas, por mês, para o exame no primeiro semestre deste ano. No ano passado foram registrados 165 novos casos de câncer de mama entre as mulheres em idade fértil. Até maio de 2017, 60 novos casos da doença foram registrados na rede pública municipal.
LEIA TAMBÉM
Em nova visita surpresa, Prefeito fiscaliza serviços da UBS Vila Ana
De acordo com dados da UGPS, no ano passado deixaram de ser agendados 1.555 mamografias no ano. Somente nos meses de outubro e novembro, por conta dos eventos relacionado com o tema, a quantidade de agendamentos aumentou. “Em 2016, nesse período, foram realizados 5.253 mamografias. Isso significa o dobro do que foi realizado nos demais meses do ano”, analisa a diretora.
Prevenção
A abertura das comemorações ao Outubro Rosa acontece no domingo (1), no Parque da Cidade, com atividades esportivas e exames. Pela UPGS, cada UBS prepara atividades específicas para detalhar o tema. Na UBS Esplanada, dia 5, serão realizadas ações no CECE Avelino Macedo, a partir das 8h30, com distribuição de laços cor de rosa, atividade física, palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama”, café da manhã, sorteio de prendas confeccionadas pelo Grupo Mãos Arteiras e encerramento com o Mestre de Bateria da Escola de Samba “Leões da Vila Hortolândia” – Sérgio Augusto da Conceição.
“Evitar o tabagismo, realizar atividades físicas, evitar consumir bebidas alcoólica e manter uma alimentação saudável são ações de prevenção ações de prevenção ao câncer de mama. Para as mulheres com casos da doença na família, os cuidados devem ser redobrados”, detalha a ginecologista da rede Anna Rachel di Giacomo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original