Estudantes mineiros participam de atividades de campo na Resbio

Publicada em 30/09/2017 às 16:29

Vinte e quatro alunos de duas turmas do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba (MG), participam desde sexta-feira (29) de uma série de atividades práticas na Reserva Biológica da Serra do Japi, em Jundiaí. O grupo fica no local até domingo (01), acompanhado de dois professores e de um biólogo da Fundação Serra do Japi, responsável pela administração da Resbio.

Segundo o professor Sérgio Seike, atividades de campo como essas são um grande diferencial na formação do aluno. “Além da característica interdisciplinar, uma vez que tratamos de assuntos variados como água, solo, plantas etc, os alunos podem vivenciar na prática conceitos aprendidos em sala de aula”, comenta.

LEIA TAMBÉM
Fundação Serra do Japi se reúne com conselhos curador e fiscal

De acordo com Seike, que é jundiaiense e conhece bem a região, a Resbio foi escolhida porque é uma das principais formações florestais do Estado de São Paulo. “A atividade de campo é como um laboratório para os nossos estudantes de biologia”, destaca. Na sexta-feira, os estudantes fizeram uma trilha até o Mirante e, no caminho, aprenderam sobre as mudanças de vegetação da reserva de acordo com a altitude.

Para a superintendente da Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, esse tipo de trabalho é importante não só porque contribui para a formação dos alunos, mas também porque ressalta a importância da preservação da Resbio. “Recebemos pesquisadores e estudantes de universidades renomadas de todo o País e também do exterior por conta do bioma muito específico que dispomos na reserva. Atividades como a deste fim de semana são importantes porque esses estudantes serão profissionais no futuro que entenderão melhor a importância da preservação”, aponta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/30/estudantes-mineiros-participam-de-atividades-de-campo-na-resbio/