Vacinação ‘casa a casa’ contra febre amarela é realizada na zona rural

Publicada em 03/10/2017 às 12:26

Busca ativa percorre bairro rurais em busca de pessoas não imunizadas contra febre amarela

Jundiaí tem mais de 80 mil pessoas imunizadas contra febre amarela desde o início de abril, quando a vacinação foi iniciada nas zonas rurais, de forma casa a casa e em plantões nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, com a resistência de alguns moradores desses bairros em se imunizar, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma, mais uma vez, o trabalho de busca ativa de moradores não vacinados. A iniciativa tem por objetivo promover o bloqueio do vírus, para que não chegue até a zona urbana.

LEIA TAMBÉM
Saúde e Esporte apresentam balanço e metas prioritárias

Na manhã de ontem (02), três equipes da UGPS percorreram ruas da região do São José e Pinheirinho, para vacinar a população. Em um sítio, dois trabalhadores ainda não haviam recebido a dose. “Da minha casa só eu que não tinha me vacinado. Passo mal com injeção. Por isso não fui”, conta Alessandro Aparecido Barbosa do Prado, 27 anos. Desta vez não teve desculpa e encarou a picada no braço direito. O colega, Aparecido Soares Macena, 47 anos, também tentou fugir da injeção. “Eu não sabia que precisava. Mas está acontecendo muita morte de macaco por aqui, mesmo”, lembra.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a busca ativa passa pela última vez nas residências. “Já foram feitas ao menos quatro passagens nas áreas da zona rural. É preciso que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação, que é a única forma de prevenção contra a doença. A febre amarela mata. Por isso, quem ainda não se imunizou, procure uma Unidade Básica de Saúde  próxima de sua residência para receber a dose”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/03/vacinacao-casa-a-casa-contra-febre-amarela-e-realizada-na-zona-rural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original