Condutores de cães da GMJ passam por atualização profissional

Publicada em 04/10/2017 às 18:47

A proposta visa oferecer o aprimoramento profissional, respeitando e promovendo acima de tudo o bem-estar dos animais

Permanentemente empenhada em acompanhar a evolução das novas técnicas e conhecimentos para o adestramento dos seus cães de trabalho – um dos compromissos do prefeito Luiz Fernando Machado para dar continuidade aos trabalhos realizados pela instituição no sentido de ampliar a capacitação profissional – a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Especializada Canil, promoveu, na sede da GM, o workshop Comportamento Canino e Agressividade, coordenado pela médica veterinária Regina Aoki e a psicóloga e adestradora Fátima Neves, ambas da Flash Cão Escola de Adestramento que realiza trabalhos em parceria com o Canil.

O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); os inspetores Benedito Marcos Moreno e Alceu Marestoni, respectivamente comandante da instituição e chefe do Canil, acompanham os trabalhos in loco, principalmente durante as atividades operacionais. O GM Márcio Cristiano Camargo (responsável operacional) e o médico veterinário Clóvis Arnaldo Sproesser Filho participaram do workshop, registrando-se também as presenças de agentes de segurança vindos das cidades de Itupeva e Itatiba visando a qualificação.

LEIA TAMBÉM
GGIM e Consegs ampliam a participação da comunidade

Devido à importância do tema, a proposta visa oferecer o aprimoramento profissional, respeitando e promovendo acima de tudo o bem-estar dos animais, com ações que exigem conhecimento, dedicação e trabalho. Isso porque existem diferentes objetivos no adestramento dos pets: o sucesso de cada um deles está relacionado com a personalidade e capacidades individuais do adestrador e do cão. Dentre os assuntos abordados durante o encontro: obediência básica, socialização para filhotes e cães adultos, noções do que é ser um adestrador positivo, o que é um cão moderno.

Um dos diferenciais da Especializada Canil que a torna referência – inclusive pelos resultados alcançados ao longo dos seus 14 anos de criação – é a comunicação e a convivência harmônica entre o cão de trabalho e o agente de segurança municipal. O cão “sente” o mundo pelo odor, visão, tato e audição: a comunicação bem direcionada é a base de qualquer relacionamento. Aplicar todo o conhecimento teórico na prática e colher os resultados junto aos cães e seus respectivos condutores, aproximam a comunidade do trabalho realizado pelo Canil, tanto no que se refere ao operacional no dia a dia, como também o socioeducativo, a realização de showdogs.

O adestramento de reforço positivo orienta o caminho em direção da confiança, cooperação e cria um vínculo maior entre o cão e o seu adestrador.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/04/condutores-de-caes-da-gmj-passam-por-atualizacao-profissional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original