Fundo Social de Solidariedade lança programa de aprendizagem

Publicada em 20/10/2017 às 17:10

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), lançará, na terça-feira (24), às 13h30, no auditório do Senac Jundiaí, o programa de aprendizagem Jovem de Futuro, cujo objetivo é a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social como aprendiz no mercado formal de trabalho. A ação é uma parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e o Senac Jundiaí.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, serão atendidas pessoas com idade entre 14 e 24 anos incompletos até a data de término do programa, residentes em Jundiaí e assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Central e dos bairros Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Novo Horizonte, Jardim Tamoio e Vista Alegre. “A porta de entrada destes adolescentes para o programa é a UGADS e o Senac Jundiaí é o nosso órgão formador. O Fundo Social ficará responsável por receber as empresas interessadas em contratar estes jovens”, explicou ela.

LEIA TAMBÉM
Alunos doam mais de uma tonelada de alimentos ao Funss

A empresa que participa do programa, além de cumprir com o seu papel de contratante do aprendiz na Legislação da Aprendizagem 10.097/00, torna-se parceiro na formação técnico-profissional, que terá duração de 17 meses. Neste ano, serão oferecidos três cursos: Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados e Serviços de Vendas. Em 2018, haverá também Serviços de Lanchonetes. Para participar do Jovem de Futuro, o interessado precisa estar devidamente matriculado na escola regular. Durante o processo, será preciso, ainda, comprovar a frequência no curso técnico e também na empresa na qual foi contratado. “O programa oferece qualificação profissional, abre as portas para o primeiro emprego e, principalmente, contribui para a diminuição da evasão escolar, já que muitos jovens abandonam os estudos em função do trabalho”, explicou Vanessa.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a iniciativa integra o processo de transformação deste público, proporcionando oportunidades de trabalho e de construção de uma vida pessoal e profissional mais digna. “Eu costumo sempre dizer que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda. O Fundo Social de Solidariedade já desenvolve, desde janeiro, um amplo trabalho de capacitação para aumentar as chances de quem busca uma nova vaga ou geração de renda. Agora, também vamos oferecer isso especificamente aos jovens”, disse.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/20/fundo-social-de-solidariedade-lanca-programa-de-aprendizagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original