Sábado (21) tem vacinação contra febre amarela em 4 UBSs

Publicada em 20/10/2017 às 12:55

Vacina contra febre amarela estará disponível sábado, para população de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) mantém a campanha de vacinação contra febre amarela na cidade. Neste sábado (21), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Hortolândia, Vila Rami, Novo Horizonte e Caxambu funcionarão das 9h às 16h para a imunização exclusiva contra a doença. Cada UBS terá disponível 3 mil doses para imunização neste atendimento em horário especial. Na próxima semana, o posto avançado do Parque da Uva permanece aberto até quarta-feira (25).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, a abertura em horário especial no sábado (21) será mais uma oportunidade para que a população possa se imunizar mais próximo da residência. “A aplicação de doses contra febre amarela acontecerá nas UBS Hortolândia, Vila Rami, Novo Horizonte e Caxambu, das 9h às 16h. O atendimento à população de Jundiaí é intensivo”, analisa.

LEIA TAMBÉM
Fitoterapia será ampliada para as UBSs de Jundiaí
Dúvidas frequentes sobre a vacinação contra Febre Amarela

Jundiaí não registra caso confirmado ou suspeito em humanos, mas é classificada como área de risco pela positividade do vírus em 40 macacos encontrados mortos na cidade.

Vacinação
A procura pela vacina registrou aumento na semana, com a ampliação do horário de atendimento do posto avançado, montado no Parque da Uva. Na quinta-feira (19), foram registradas 8.173 vacinas somente no Parque da Uva. No dia anterior foram 7.391 doses. O atendimento no Parque será mantido até quarta-feira (25), das 9h às 15h e das 17 às 20h. Para conseguir atender toda a população, foi montada força-tarefa de servidores e funcionários das diversas Unidades de Gestão para apoiar a equipe da UGPS no acolhimento e triagem dos munícipes.

Nas UBSs Hortolândia, Tamoio, Caxambu, Vila Rami, Fazenda Grande e Agapeama, que ofertam mais de 500 doses por dia. “Apesar de a cidade ter iniciado a oferta da vacina em abril e intensificado a partir de junho, a população se atentou somente após o registro da morte de uma pessoa na cidade vizinha. A vacina é a forma de se proteger. No entanto, existe o prazo de até 10 dias para a proteção do organismo, após receber a dose”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/20/sabado-21-tem-vacinacao-contra-febre-amarela-em-4-ubss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original