Área abandonada abre espaço para Parque do Morada das Vinhas

Publicada em 25/10/2017 às 12:55

Ana Luiza aproveita o espaço para passear com os cachorros

O parque mais novo inaugurado em Jundiaí abriu suas portas com dois desafios: criar uma opção de lazer para os moradores da região e dar um destino a área abandonada. Foi assim que, em dezembro de 2015, o Parque Ecológico Morada das Vinhas ‘José Roberto Mota’ (Barroca) foi entregue à população.

Moradora do bairro há 22 anos, a embaladora Ana Luiza Gomes, lembra da época quando o local era pouco iluminado e despertava medo e insegurança. “Agora temos um local onde podemos aproveitar toda área verde, com ambiente familiar e condições para a prática esportiva”, elogia enquanto enquanto passeia com os cachorros.

LEIA TAMBÉM
Fumas e Serviços Públicos garantem obras no Novo Horizonte

A entrada de animais é permitida no parque, desde que os visitantes sigam algumas recomendações. “São aquelas dicas básicas: manter os animais na coleira e, dependendo da espécie, circular também com a focinheira, além de recolher as fezes”, lembra a responsável pela área verde dos parques administrados pela Unidade de Gestão de infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Luciana Moraes.

O Parque do Morada das Vinhas se destaca por apresentar outros diferenciais, como uma ampla área verde que inclui espécies de cerrado e mata atlântica, identificadas. “O playground possui um brinquedo adaptado, conforme solicitação da população que da mesma forma também pediu a construção de um campo de malha”.

O Parque do Morada está localizado na Avenida Uva Niagara, s/nº e permanece aberto de segunda a domingo, das 6h às 18h.

Diferencial do parque, Ecoponto é opção para descarte consciente de lixo

Ecoponto
Além de todas as opções de diversão, o visitante do Parque do Morada das Vinhas pode aproveitar para fazer o descarte de todo o lixo reciclável. No local, é possível descartar até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d’ água de mil litros) de entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. Não é permitido o descarte de animais mortos, medicamentos, lixo hospitalar e material orgânico.

A população tem à disposição, gratuitamente, um serviço importante e ambientalmente correto. Descartar em área irregular é crime ambiental. Só de entulho, por mês, são descartadas quase 30 toneladas.

Entre eletroeletrônicos e pilhas, mensalmente é recolhido um contêiner com capacidade para mil litros. Além disso, a cada 30 dias são coletadas no Ecoponto sete toneladas de trecos, entre madeiras, móveis velhos e outros.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/25/area-abandonada-abre-espaco-para-parque-do-morada-das-vinhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original