Polo Regional de Padaria Artesanal é inaugurado em Jundiaí

Publicada em 09/11/2017 às 18:11

Vanessa: parceria é mais uma oportunidade de transformar vida

A primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, visitou, nesta quinta-feira (09), o Polo Regional de Padaria Artesanal, instalado no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). A presidente do FUSSESP foi recebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pela presidente do Funss, Vanessa Machado, em cerimônia realizada no auditório da unidade.

O evento contou com a participação das crianças instrumentistas do Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com o apoio do governo municipal. Em seguida, Lu Alckmin, Vanessa e Luiz Fernando visitaram a cozinha escola, onde parte dos alunos já participava da aula inaugural. “Estou encantada com a infraestrutura oferecida por Jundiaí. O espaço para aulas teóricas e práticas é amplo, claro e organizado, o que facilita a compreensão e o aprendizado”, contou Lu Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Jogos +60 prorrogam inscrições até dia 17

O Polo Regional de Padaria Artesanal faz parte do Programa Escola de Qualificação Profissional, criado e desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo com a proposta de qualificar profissionais e agentes multiplicadores. Além de atender os moradores de Jundiaí, o convênio firmado faz do município referência para outras 90 cidades da região de Campinas, que terão a possibilidade de encaminhar o monitor de Padaria Artesanal de seus Fundos Sociais de Solidariedade para se capacitar e, posteriormente, aplicar o curso em suas unidades. “Além de ensinar a produção de 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, em Jundiaí, os alunos também contarão com quatro cursos integrados, que serão Pão de Mel, Panetone, Cookie Gourmet e Torta”, explicou a primeira-dama do Estado de São Paulo.

Em Jundiaí, o curso de Padaria Artesanal é o mais procurado no Fundo Social de Solidariedade. De janeiro até outubro deste ano, foram oferecidas seis turmas por meio de parcerias com o Centro Paula Souza, a ETEC Benedito Storani e o SEBRAE. Neste período foram oferecidas 120 vagas e 103 alunos concluíram o curso. Agora, com a realização do convênio, outras quatro turmas foram abertas, totalizando mais 60 alunos inscritos. “Quando assumi o Fundo Social senti a necessidade de fazê-lo mais que um lugar de assistencialismo. Entregar a blusa para aquecer o frio é preciso, mas nosso trabalho também deve gerar oportunidades de aperfeiçoamento, qualificação, emprego e renda. Queremos fortalecer as famílias, resgatar a dignidade humana e a autoestima da nossa população. Esta parceria é mais uma grande chance de transformar vidas”, disse Vanessa Machado.

Lu Alckmin, Vanessa e Luiz Fernando acompanharam a primeira aula

O prefeito Luiz Fernando Machado falou da emoção em ver os resultados do Funss no dia a dia da população. “Em 11 meses de trabalho, o Fundo Social de Solidariedade disponibilizou quase duas mil vagas em cursos de qualificação profissional. Até agora são 1.667 alunos formados em mais de 50 modalidades de cursos. Não tenho dúvida de que o conhecimento pode mudar a realidade das pessoas e o Fundo Social está cumprindo o seu papel”, afirmou Luiz Fernando.

Os cursos aplicados pelo Polo Regional de Padaria Artesanal começam ainda neste mês, com as turmas de Panetone e Pão de Mel. Em 2018, serão realizadas as aulas de Cookie Gourmet e Tortas. As inscrições já foram realizadas e todas as vagas preenchidas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/09/polo-regional-de-padaria-artesanal-e-inaugurado-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original