Rede de Cooperação é lançada com apoio de empresas e organizações

Publicada em 10/11/2017 às 12:28

Prefeito destacou a importância de promover o sentimento de pertencimento na população

Baseada em um modelo de democracia participativa e estímulo ao voluntariado, a Rede Jundiaí de Cooperação foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (10), em uma cerimônia no auditório do Paço Municipal. Participaram representantes do poder público, da iniciativa privada, de organizações sociais e das comunidades. A ideia é fomentar e atrair esses setores para participação, de maneira organizada e integrada, na viabilização de projetos desenvolvidos de forma cooperativa com o poder público.

Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou que a Rede foi pensada como ferramenta para pulverizar na sociedade o desejo de transformação. “Desde o início desta gestão temos atuado para criar o sentimento de pertencimento nas pessoas. Acreditamos que a comunidade tem de fazer parte do processo de desenvolvimento do Município. No caso da Rede, a Prefeitura vai atuar como elo entre os atores envolvidos”, afirmou.

LEIA TAMBÉM
Empresários elogiam infraestrutura e ambiente de negócios em Jundiaí

O chefe do Executivo ressaltou que um dos objetivos do projeto é construir uma Jundiaí melhor de maneira conjunta. “Uma cidade só pode ser considerada desenvolvida se houver o envolvimento das pessoas. Tenho sempre defendido a importância de as pessoas terem o protagonismo de suas vidas”, completou Luiz Fernando.

Em um vídeo apresentado na cerimônia, o diretor do Instituto Ethos, Caio Magri, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da criação de redes de solidariedade. “O compartilhamento de competências causa um impacto muito efetivo na realidade”, comentou. A opinião foi corroborada pelo superintendente da Ong Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, para quem “o voluntariado é um alicerce para solução de problemas sociais”.

Representando a indústria, o diretor-titular da Ciesp, Mauritius Reisky, afirmou que Jundiaí sai na frente com o lançamento da Rede. “O senso de coletividade presente no projeto com certeza trará resultados muito positivos para a população. Inclusive, a maioria das empresas considera a relevância de projetos como este na hora de decidir sobre seus investimentos”, pontuou.

A Rede Jundiaí de Cooperação vai integrar iniciativas sociais já existentes na cidade a fim de fomentar o trabalho e impulsionar os resultados por meio de troca de informações e experiências. No entanto, novas ideias e parceiros também são bem-vindos, conforme destacou o coordenador-executivo de Governo, Roberto Araújo. “Mais importante, vamos trabalhar em prol de um resgate da ética, um valor que precisa muito ser resgatado”, afirmou.

Para participar da Rede, basta preencher um formulário neste link ou no App Jundiaí (disponível para IOS e Android) apontando o interesse. É possível também se inscrever pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/10/com-apoio-de-empresas-e-organizacoes-rede-jundiai-de-cooperacao-e-lancada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original