Carnaval 2018 terá desfile e oficinas culturais

Publicada em 11/11/2017 às 16:00

Em reunião ficou definida a realização do Carnaval e de oficinas para desenvolvimento do tema entre alunos da rede municipal

Em reunião realizada sábado (11), entre os representantes das escolas de samba de Jundiaí, Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) foi definida a realização do desfile de Carnaval 2018 – que é parte da cultura municipal – e de oficinas culturais sobre o tema nas escolas da rede municipal.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a reunião fechou o ciclo de conversas que vem sendo realizadas durante o ano. “Essa é a sexta reunião que fazemos para tratar do tema. Conseguimos chegar a um denominador comum com relação à realização. O Carnaval não é apenas uma festa do mês de fevereiro. É uma tradição da cidade que não pode ser perdida. E isso deve ser valorizado a partir das oficinas sobre samba, harmonia, evolução, enfim, tudo o que envolve o Carnaval, nas escolas da rede, abertas para a população. É a difusão da cultura e do conhecimento”, aponta.

“O Carnaval é uma manifestação cultural que deve ser preservada. A partir dessa concepção, foi moldado, com base na realidade financeira do município, um novo modelo de desfile. Será realizado edital de chamamento para patrocínio para a infraestrutura da festa. Os detalhes serão apontados na próxima reunião, assim como as sugestões de locais para a realização”, comenta o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

LEIA TAMÉM
Cultura abre inscrições para a Corte da Uva 2018

Neste ano será formalizado um contrato de prestação de serviços especializado com a Lijunes (Liga Jundiaiense das Escolas de Samba) e a Liesj (Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiaí) para a realização do desfile, sendo o pagamento de R$ 350 mil será parcelado em três vezes (40%, 40% e 20%) a ser rateado entre as nove escolas de samba da cidade.

Laércio Mojola, vice-presidente da Liesj, saiu da reunião satisfeito. “Foi um acordo pensado para os munícipes, ressaltando a importância da manutenção da cultura do Carnaval na cidade, sem perder a qualidade”, analisa.

O presidente da Lijunes, Anderson Araújo, o Lixão, afirma que a momento é de união de esforços. “Faremos um Carnaval bonito. Cada escola vem trabalhando durante todo o ano para a realização da festa. Vamos fazer o melhor”, comenta.

As escolas terão à disposição para os trabalhos um barracão no Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), local onde já estão armazenados os carros alegóricos das agremiações. O local do desfile, o formato e a escolha da corte da alegria serão apresentados, em reunião, no próximo dia 23.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/11/carnaval-2018-tera-desfile-e-oficinas-culturais/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original