Prontuários eletrônicos da Saúde entram em vigor até 2018
Publicada em 17/11/2017 às 10:30
Sistema atual contém informações do usuário como vacinas e medicamento, mas não conta com o prontuário
A Unidade e Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) já trabalha para colocar o sistema de prontuário eletrônico on-line em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dezembro de 2018, conforme preconização do Ministério da Saúde. Trabalhando em três frentes, – sistema, internet, aquisição de equipamentos -, a administração municipal busca aumentar a eficiência no atendimento ao usuário, facilitando o acesso às informações dos mais de 390 mil pacientes em qualquer serviço de saúde da rede.
De acordo com o gestor interino da UGPS, Tiago Texera, a informatização dos prontuários é item do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual (PPA), com prazo de conclusão até dezembro de 2018, atendendo às normatizações do Ministério da Saúde. A verba para aquisição de equipamentos necessários para o atendimento, como os computadores nos consultórios dos médicos – será proveniente de emendas parlamentares. Para a compra dos computadores, valor não deve ultrapassar R$ 500 mil. Já a interligação via internet dos serviços de saúde, se dará pelo uso da rede de ultra velocidade que está sendo implantada para atender a todos os serviços públicos da cidade.
A UGPS trabalha, juntamente com a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí, para desenhar a arquitetura de um novo sistema para abrigar os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema deverá ser integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município. De acordo com o diretor técnico da Cijun, Celso Monteiro da Siva, as UBSs mantém um banco de dados com o cadastro dos pacientes, informações sobre vacinas e medicamentos que estão tomando, porém, a anamnese das consultas ainda é feita em formulário impresso. “É essa parte do sistema que estamos estudando, junto ao Datasus, para verificar a integração. Essas informações são sigilosas e precisam ser tratadas com critérios de segurança internacional”, detalha.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
Baixe as fotos desta notícia na resolução original