Novo sistema de painel melhora gestão e assistência no São Vicente

Publicada em 07/12/2017 às 17:43

Informações sobre pacientes em cirurgia são disponibilizadas em painel, na Sala de Acolhimento

Os acompanhantes de pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), contam, desde o mês de setembro, com uma sala equipada específica de modo a oferecer maior conforto enquanto esperam o progresso clínico do familiar. Com painel de controle online, equiparado a sistemas de hospitais particulares de São Paulo, o espaço faz parte das mais de 30 pequenas intervenções realizadas ao longo do ano, no prédio, direcionadas para ampliar a resolutividade e o atendimento humanizado.

De acordo com o superintendente do HSVP, Matheus Siqueira Gomes, a obra é parte do planejamento do hospital, direcionado para pequenos investimentos. “Temos um cronograma para melhorar espaços e assim, a resolutividade e a ambiência. Além da sala de acolhimento, outra pequena interferência que causou grande impacto foi o remanejamento da entrada da rouparia, que abriu espaço para a criação da “sala dia”. Essa área abriga pacientes já liberados (em alta médica) no aguardo de familiares para levá-los para casa. A iniciativa abre leitos de internação mais rapidamente, aumentando a produção do hospital, que registrou aumento de 4% nos procedimentos. São ações que demandam baixo valor e grande impacto”, esclarece. Durante o ano foram investidos R$ 200 mil em mais de 30 intervenções.

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A sala de acolhimento está localizada na entrada do setor de internação. De acordo com Grace Campos, gerente assistencial do hospital, o espaço faz parte do projeto de humanização do hospital. “Esses familiares ou acompanhantes ficaram alocados no corredor, próximo da sala de ultrassom. muitas vezes, os médicos iam até o local para informar a situação do paciente, e o acompanhante não era localizado. Com a sala de acolhimento, o painel, que usa o mesmo sistema dos grandes hospitais, é possível identificar a evolução de forma online. Antes não existia essa comunicação”, detalha.

Dívidas
dívida do HSVP no dia 1 de janeiro de 2017 era de R$ 261 milhões, sendo R$ 21 milhões de curto prazo, referente a salários, encargos e fornecedores e R$ 43 milhões provenientes de empréstimos bancários. Com a criação do Comitê de Gestão de Crise para gerenciamento e organização das contas foi possível sanear o orçamento da instituição, promover redução de gastos e economizar R$ 2 milhões por mês. A atuação resultou em valores negociados, parcelamentos pagos em dia e recuperação do crédito com fornecedores e prestadores de serviços. Isso permitiu assegurar o atendimento aos usuários e pacientes que procuram os serviços do HSVP.

No final do mês de novembro, o prefeito Luiz Fernando Machado, juntamente com o gestor interino da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera e o gestor da Unidade de Gestão do Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, se reuniram com funcionários para anunciar o repasse adicional que será feito à instituição para assegurar o pagamento do 13º salário da equipe, que será pago integralmente, no dia 20 de dezembro. A verba é proveniente da venda da folha de pagamento para o banco, aliada à devolução do orçamento da Câmara.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/07/novo-sistema-de-painel-melhora-gestao-e-assistencia-no-sao-vicente/