Observatório Jundiaí aumenta transparência da Administração
Publicada em 11/12/2017 às 19:14Lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (11), o Observatório de Políticas Públicas de Jundiaí visa aumentar a transparência dos atos públicos, conforme destacou o prefeito Luiz Fernando Machado durante a abertura da cerimônia no Paço Municipal. “Estamos priorizando a transparência com a divulgação de dados mais compreensíveis pela população e, desta forma, queremos tornar o munícipe mais consciente das medidas que o afetam e também mais sensato nos apontamentos feitos”, afirmou o chefe do Executivo.
O prefeito aproveitou a ocasião para convidar a sociedade a conhecer e participar o Observatório Jundiaí – acesso pelo site – e, assim, contribuir para a evolução da cidade. “Neste primeiro momento o portal foi abastecido com dados secundários. Mas, nossa meta é divulgar dados primários ainda em 2018. Esse diálogo com a população é muito importante”, acrescentou Luiz Fernando.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembrou que o Brasil assinou com a Organização das Nações Unidas, em 2011, um compromisso de promover a transparência no serviço público, mas poucos municípios têm feito isso. “Jundiaí mais uma vez sai na frente e, com o Observatório, vamos explicar melhor o uso dos recursos públicos. É uma ferramenta importante para que a sociedade possa, inclusive, avaliar o desempenho do Poder Público”, completou.
No Observatório Jundiaí já é possível, por exemplo, cruzar dados como expectativa de vida ao nascer e taxa de analfabetismo, bem como verificar a evolução do rendimento dos empregos por segmentos, entre várias outras possibilidades. Nesta primeira etapa, 31 indicadores foram disponibilizados.
Geo Portal
Também foi lançado oficialmente durante o evento o Geo Portal (http://geo.jundiai.sp.gov.br/geoportal/), uma ferramenta para disponibilizar informações de forma rápida e simples sobre a cidade. O trabalho foi desenvolvido de forma integrada entre as Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, de Gestão e Finanças e Companhia de Informática de Jundiaí e disponibiliza novas duas funcionalidades, além dos mapas georreferenciados do Plano Diretor (Lei 8.683/16): o Cadastro Fiscal Imobiliário e a Cartografia Histórica e Geodésia.
A funcionalidade do Cadastro Fiscal Imobiliário permitirá aos servidores municipais e cidadãos o acesso a informações de imóveis, com a inserção do número do IPTU, como a localização do imóvel no mapa, área do terreno, área construída, numero de matrícula, endereço e tipo de propriedade, enquanto que a Cartografia Histórica e Geodésia, disponibiliza cartas e fotos aéreas, de levantamentos aerofotogramétricos realizados entre 1959 e 1993, além dos marcos geodésicos do município com suas monografias.
Esses serviços contribuem para melhorar a qualidade de atendimento aos munícipes, assim como aperfeiçoa o trabalho dos servidores e são funcionalidades temáticas, dentre outras, que auxiliarão nas decisões de planejamento e gestão urbana e implementação de políticas públicas.
O lançamento do Observatório Jundiaí e do Geo Portal faz parte das comemorações de 362 anos de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original