Segurança: Olho Vivo tem aperfeiçoamento constante
Publicada em 15/12/2017 às 17:26Referência no Estado de São Paulo, e também no país, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), também conhecida como Olho Vivo, foi inaugurada em 2006 e registra, ao longo desse período, avanços significativos no combate à violência e criminalidade, inclusive nas situações envolvendo o trânsito. Inicialmente, a Central passou a funcionar com 18 câmeras interligadas. Hoje, conta com 178 câmeras de monitoramento instaladas em 37 pontos estratégicos.
Aperfeiçoar permanentemente os profissionais que atuam no setor especializado integra o Plano de Governo da atual gestão para a área da segurança municipal. As câmeras são controladas manualmente por profissionais especializados para um giro de 360 graus e zoom de até três quilômetros, com toda movimentação fiscalizada em tempo real, incluindo também o sistema OCR, que realiza a leitura, o reconhecimento óptico dos caracteres das placas dos veículos que adentram e circulam pelo município, registrando possíveis irregularidades (principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto), ou mesmo os adulterados (dublês).
LEIA TAMBÉM
Educavi reúne pais e filhos na prevenção contra acidentes
“As câmeras de monitoramento acompanham situações específicas e também auxiliam no trabalho integrado para a comunicação com as forças de segurança municipal: polícias Civil e Militar. Em 2012 o Olho Vivo passou a integrar o Centro de Controle Operacional (CCO) da GMJ, tornando mais efetivo o trabalho realizado pela equipe de profissionais especializados. As câmeras da Central de Monitoramento são ferramentas de alta definição – com um grande número de ocorrências solucionadas a partir do registro de imagens”, destacou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).
Sempre atento
Mais do que “vigiar” os principais acessos ao município de Jundiaí, prédios públicos e locais com grande circulação de pedestres e motoristas, as câmeras oferecem muita qualidade de imagem (com perfeita nitidez), alta definição, eficiência e agilidade nas imagens captadas e transmitidas. A Central funciona 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados, integrada com o Centro de Operações Táticas (COT).
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original