Botânico atende 2,9 mil pessoas em programa de Educação Ambiental

Publicada em 27/12/2017 às 12:08

Cerca de 2.900 pessoas participaram do programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico em 2017, segundo levantamento da equipe técnica do local. O programa conta com vários projetos, tais como o Vivências (atividades monitoradas no interior), Projeto de Extensão (em conjunto com instituições parceiras), além dos programas de capacitação, cursos, palestras e oficinas. A Educação Ambiental figura entre os principais objetivos do Botânico.

O projeto Vivências recebeu mais de 50 grupos e escolas, com mais de 1.700 participantes de todas as faixas etárias. Entre os projetos de extensão, destaque para parcerias com o Herbário UEC e o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Segundo a equipe do local, as atividades dessa parceria atenderam 300 pessoas e proporcionaram um contato direto com as atividades desenvolvidas por instituições de pesquisa científica, conservação e educação, que exploram o mundo da botânica.

Outra importante parceria desenvolvida este ano foi com a Fundação Serra do Japi de Jundiaí, na qual a equipe técnica do Jardim Botânico realizou atividades monitoradas para cerca 400 participantes na região da Serra do Japi, possibilitando que os participantes tivessem um contato direto com a Mata Atlântica, um dos ambientes foco do Programa de Conservação do Jardim Botânico. Também foi realizado o projeto “Grupo de estudos do Jardim”, que, ao longo de 12 encontros no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), fomentou discussões sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente.

Também durante o ano de 2017, foram oferecidos 24 cursos, palestras e oficinas, com a participação de 1.200 pessoas, entre crianças e idosos. Dentre os temas abordados estão “A história e os objetivos dos Jardins Botânicos”, “O papel do Jardim Botânico de Jundiaí na conservação”, “Ecologia e Conservação de Ecossistemas”, “Cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais”, entre outros assuntos ligados à conservação, respeito e uso sustentável do meio ambiente.

A equipe técnica do Jardim Botânico de Jundiaí também mantém um programa constante de capacitação de sua equipe. Em 2017, os técnicos participaram de 11 eventos de capacitação, internos e externos, como cursos, workshops, palestras e visitas técnicas a outras instituições para troca de experiências. As atividades buscam um contínuo aprimoramento do atendimento ao público e desenvolvimento dos projetos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/27/botanico-atende-29-mil-pessoas-em-programa-de-educacao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original